NEGÓCIOS FECHADOS EM DUBAI
O Sindicato Nacional de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) levou 23 fabricantes brasileiros de autopeças para a Automechanika Dubai, feira do setor nos Emirados Árabes, no começo de maio. Foi mais uma ação coordenada pelo projeto Brasil Auto Parts – Trusted Partners, parceria do Sindipeças com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
As empresas que integraram o pavilhão brasileiro afirmaram ter participado de 785 encontros, com potenciais compradores de 23 países, entre eles Alemanha, Arábia Saudita, os próprios Emirados Árabes, Egito, Estados Unidos e Turquia. Os negócios realizados durantes os três dias da feira somaram US$ 1,2 milhão. Outros US$ 5,3 milhões são esperados nos próximos 12 meses. Dubai é a porta de entrada para todo o Oriente Médio e para o norte da África, onde muitos países têm frotas semelhantes à brasileira, com possibilidades de fornecimento para o mercado de reposição.
Participaram dessa edição: ABR, Acumuladores Moura, Autimpex, Freios Controil, Duroline, Fras-le, Fundição Batatais, Fremax, Italspeed, Master Power, MZK Rolamentos, Ori Truck, Riosulense, Reserplastic, Ric Componentes, Schadek Automotive, Shana, Suporte Rei, Suspensys, Tecnomotor, Urba-Brosol, Vipal Borrachas, Zen e Zinni & Güell.
Balança comercial − Os embarques brasileiros de autopeças no primeiro trimestre deste ano somaram US$ 1,9 bilhão, 20,5% mais que em iguais meses de 2017. As importações cresceram menos, 12,5%, e totalizaram US$ 3,5 bilhões. Saiba mais no Relatório da Balança Comercial.
A Apex-Brasil atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Apoia atualmente mais de 12 mil empresas de 82 setores.
O projeto Brasil Auto Parts foi desenvolvido para promover e fomentar o comércio exterior e a internacionalização de empresas do setor de autopeças com a divulgação de suas marcas e produtos, a fim de posicioná-las como opção de compra para o mercado internacional.