NIGÉRIA BUSCA, NO BRASIL, ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR SAÚDE DA MULHER



NIGÉRIA BUSCA, NO BRASIL, ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR SAÚDE DA MULHER

A delegação da Nigéria que participou da Hospitalar 2018 (evento realizado entre 22 e 25 de maio em São Paulo) esteve em reuniões e encontros diversos com membros do Brazilian Health Devices, projeto setorial realizado pela ABIMO em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil ) na busca pela internacionalização da indústria de saúde brasileira. Com o objetivo principal de estabelecer conexões que possam ajudar a reduzir a mortalidade por câncer de colo de útero no país, a Nigéria mostrou-se motivada com o que encontrou durante a feira.

Com 14 mil novos casos da doença por ano e uma taxa de mortalidade de oito mil mulheres a cada doze meses, a Nigéria abre as portas para que a ampla expertise do Brasil possa ajudar a salvar vidas. “Há lacunas no mercado nigeriano e acreditamos que o Brasil consegue suprir toda essa demanda vinculada à saúde da mulher”, declara Karina Yamamoto, coordenadora de promoção comercial da ABIMO.

Representando o Ministério da Saúde da Nigéria durante a visita ao Brasil, Emmanuel O. Abatta acredita que esse contato marca o início de um relacionamento importante e duradouro. A primeira reunião, parte integrante da iniciativa Doing Business with Brazil, da Apex-Brasil, durou mais de três horas. “Queremos um acordo com reuniões mais frequentes no Brasil. Desejamos estabelecer um programa mais funcional e realista em termos de construir um relacionamento entre os países, com troca de ideias e tecnologias. É uma boa solução juntar pessoas para que conheçam as oportunidades presentes no sistema de saúde brasileiro”, diz. Além desta reunião, a delegação nigeriana participou de uma rodada de negócios com fabricantes brasileiros que mostraram como a produção nacional pode contribuir com o cuidado de saúde do país. 

Reconhecida mundialmente, a expertise do Brasil no tratamento de câncer de colo de útero desperta a atenção da delegação nigeriana. Referência no assunto, o Hospital do Câncer de Barretos publicou recentemente um estudo que mostra que a taxa de mortalidade entre as mulheres por câncer de colo de útero caiu 34,88% em 14 anos e o grande responsável por esse dado positivo é o diagnóstico precoce por exames preventivos.

A intenção do Brazilian Health Devices é montar um projeto para levar médicos, equipamentos e produtos de saúde brasileiros para a Nigéria a fim de difundir o conhecimento e contribuir com o tratamento de câncer de colo de útero no país. “O governo da Nigéria não consegue enxergar como reduzir os números da doença e qualquer oportunidade para isso é bem-vinda. O Brasil está mais avançado do que nós em termos de saúde e esperamos que com essa agenda possamos obter benefícios”, enfatiza Abatta.

O contato entre Brasil e Nigéria intensificou-se durante a Hospitalar, porém foi iniciado em 2016 na participação do Brazilian Health Devices na Medic West Africa, maior evento de equipamentos médicos do oeste da África. Na ocasião, o Ministério da Saúde local procurou a ABIMO demonstrando interesse em projetos focados na saúde da mulher. “Foi então que começamos a desenhar como será essa relação bilateral e a construir uma agenda de cooperação com o setor médico-hospitalar nigeriano”, explica Karina.

E esse relacionamento segue sendo fortalecido. “Continuo em contato com os líderes nigerianos. Colhendo informações importantes para iniciarmos nosso projeto de saúde na Nigéria, Emmanuel O. Abatta está em Moçambique para reuniões com players da saúde local e em visita ao hospital de Maputo, instituição que trabalha com o hospital MD Anderson, considerado referência mundial na área de oncologia e hematologia. Além disso, Iwuamadi Chinyere Ada conversou com diversos médicos que mostraram-se interessados em participar dos treinamentos que pretendemos levar para a Nigéria, bem como demonstraram confiança nos produtos que fabricamos por aqui”, finaliza Karina. 

SOBRE O BRAZILIAN HEALTH DEVICES
O PS (Projeto Setorial) Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a Apex-Brasil, tem como missão fomentar as exportações das indústrias de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente.

SOBRE A ABIMO
A ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) é a entidade representante da indústria brasileira de produtos para a saúde que busca promover o crescimento sustentável do setor no mercado nacional e internacional.

Mais informações para a imprensa: 

Dehlicom – Soluções em Comunicação Empresarial 
Deborah Rezende 
deborah@dehlicom.com.br | 11 4106 4127 | 11 970206159