NOVAS EMBALAGENS PARA LEVAR CAFÉ AO MERCADO CHILENO



NOVAS EMBALAGENS PARA LEVAR CAFÉ AO MERCADO CHILENO

Os grãos do Café da Condessa carregam uma história familiar que vem das montanhas do Sul de Minas Gerais. A empresária Maria Carolina Freire da Fonseca Roberto de Lima é a nona geração na tradição cafeeira e a primeira mulher na gestão das propriedades da família, sendo responsável pelo início das exportações da marca, em 2016. O Café da Condessa teve a oportunidade, via programa Design Export, de ter suas embalagens redesenhadas com o objetivo de aumentar sua presença no mercado chileno. Foi com o escritório de design Casa Rex que as embalagens ganharam nova vestimenta contemporânea por meio de elegantes estampas.

Formada em arquitetura e com passagens na área de produção de moda, Maria Carolina tinha um desejo: vestir o produto assim como uma peça de roupa veste uma mulher. “Gostaria muito que as novas embalagens refletissem o empoderamento feminino, já que a Condessa representa todas as mulheres ativas, poderosas, independentes que gostam de sentir bonitas, perfumadas e amadas”, diz a empresária.

À Casa Rex coube um estudo de posicionamento para que as embalagens pudessem ser desconstruídas e encaixadas em uma nova proposta de identificação e valor. “Cada vez mais vemos marcas indo além dos códigos usuais de suas categorias para construir personalidades autênticas que dialogam com as pessoas de forma única”, diz o designer estratégico Cristiano Machado. O projeto compôs um redesenho da marca, a criação de novas embalagens do café e do licor.

O resultado é uma marca forte, coesa, elegante que se apresenta de forma alegre e moderna. As estampas desenvolvidas foram inspiradas nos frutos e folhas do café que aguçam o desejo sobre seu sabor e aroma.

O projeto do Design Export também abriu novas oportunidades de negócios para a empresa que estuda entrar no mercado de homeware com base nas estampas desenvolvidas para as embalagens. O novo figurino do Café da Condessa entrará no mercado em setembro de 2017 com boas perspectivas de crescimento. “Minha Condessa entrou como uma moça tímida, vestida com um pretinho básico discreto e saiu uma mulher colorida, ousada e poderosa. Pronta para dominar o planeta”, finaliza Maria Carolina. 

SOBRE O DESIGN EXPORT

Realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com o Centro Brasil Design (CBD), o Design Export é um programa que atende  empresas brasileiras que querem ganhar participação no mercado internacional por meio de produtos e embalagens com design.

Os empresários recebem consultorias, capacitações e apoio técnico e financeiro para identificar a melhor oportunidade de inovação e os profissionais mais adequados às suas necessidades, por meio de um cadastro de escritórios de design. Os consultores orientam os empresários em todas as etapas do processo de desenvolvimento do novo produto ou embalagem, subsidiando-os com a informação e apoio necessários à gestão do processo e contribuindo para diminuir os riscos de lançamento da inovação no mercado. O programa já soma duas edições, com 300 empresas atendidas de 30 setores diferentes.

www.designexport.org.br