ÓCULOS E LENTES: CONFIRA 3 TENDÊNCIAS PARA O MERCADO
De acordo com o relatório “World Market for Eyewear” da consultoria Euromonitor International, a busca pelos produtos do segmento óptico está crescendo rapidamente à medida que os óculos se tornam um item da moda. O relatório destaca três principais tendências que ajudam a moldar esse mercado.
Os óculos se tornam uma commodity
Segundo Jorge Martin, gerente de projetos da Euromonitor International, assim como já se observa no segmento vestuário e acessórios, os produtos ópticos estão se tornando cada vez mais uma commodity, especialmente os óculos. À medida que os preços dos produtos caem, um número crescente de consumidores acelera o ciclo de substituição do produto e opta por opções mais baratas, a fim de acompanhar as últimas tendências de fast fashion.
“Os varejistas estão impulsionando esta tendência com promoções implacáveis “2 por 1” ou “segunda unidade por metade do preço” na categoria de óculos de grau. Já os óculos de sol sempre foram vistos por muitos como um acessório de moda ao invés de um item para proteção dos olhos. O crescente apelo das marcas e canais de varejo do segmento de moda indica claramente que a estética tem precedência sobre funcionalidades ou especificações UV”, comenta.
Prevenção e aprimoramento da visão
Segundo Martin, os consumidores em todo o mundo estão cada vez mais escolhendo assumir maior responsabilidade sobre sua própria saúde, buscando a prevenção a longo prazo versus o tratamento imediato para certas condições e doenças.
“Por um lado, esta abordagem proativa significa maiores oportunidades para os fabricantes e varejistas de óculos e lentes à medida que o resultado de diagnósticos adicionais expande a base de consumidores desses produtos. Por outro lado, abre-se também oportunidades para produtos não corretivos/preventivos”, comenta Martin.
Envelhecimento da população global
Martin comenta que o envelhecimento é um dos fatores demográficos globais mais significativos que afetam as vendas de produtos ópticos. Segundo dados da Euromonitor International, 29% da população mundial tinha mais de 45 anos (idade média de início da presbiopia) em 2017. Esta proporção deverá aumentar para mais de 33% até 2030, quando mais de 2,6 bilhões de consumidores precisarão de algum tipo de solução de cuidados oculares relacionados à presbiopia.
“Este aumento representa uma oportunidade com cerca de 500 milhões de novos consumidores globalmente. No entanto, o envelhecimento também apresenta certos desafios, especialmente quando falamos sobre o desenvolvimento de produtos. Os consumidores seniores (65+) tendem a sofrer de síndrome do olho seco, portanto, o encaixe das lentes de contato requer cuidados extras. O baixo uso de lentes entre os idosos deve-se à falta de conhecimento em relação aos benefícios e também devido ao baixo incentivo do profissional. Espera-se que as próximas inovações ajudem a superar esta percepção entre consumidores mais velhos”, finaliza Martin.
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Sobre a Euromonitor International
A Euromonitor International é uma empresa global de pesquisa e consultoria sobre o mercado de bens de consumo e serviços. Com sede em Londres e mais de 40 anos de atuação, é líder no fornecimento de inteligência de negócios e análise estratégica de mercado para empresas em todo o mundo. Oferece soluções de pesquisa customizada e publica anualmente informações sobre desempenho e tendências de 30 setores em 100 países, além de agregar dados demográficos e socioeconômicos de países e consumidores.