OPORTUNIDADES NO FESTIVAL INTERNACIONAL DO CHOCOLATE



OPORTUNIDADES NO FESTIVAL INTERNACIONAL DO CHOCOLATE

 

A cidade de Ilhéus sediou o 7º Festival Internacional do Chocolate e Cacau (FICC), que aconteceu entre os dias 11 e 14 de junho no Centro de Convenções. O evento, que tem o objetivo de promover a visibilidade do chocolate de origem e fomentar os negócios da cacauicultura no País, contou com a participação da ABICAB em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

 

Durante quatro dias, a 7ª edição recebeu expositores de tecnologia de produção, produtores de cacau, além de palestras, debates e workshops com especialistas da área. Marcas regionais expuseram seus produtos no festival, como a Amma, empresa associada à ABICAB.

 

“A participação da ABICAB no Festival Internacional do Chocolate confirma nosso comprometimento com as questões do setor. Com projetos importantes como o de chocolate premium, por exemplo, abrimos oportunidades também para os pequenos empreendedores, desenvolvendo atividades para ampliar presença e contribuir para a especialização do mercado de chocolates no Brasil”, destaca o diretor de Chocolate Premium da ABICAB, Caio Tomazeli, que liderou no dia 12 a discussão sobre o segmento premium.

 

Durante a palestra “Design de Produto: fazendo a diferença”, a ABICAB reforçou os serviços oferecidos pelo Sweet Brasil, projeto setorial de promoção de exportação da associação em parceria com a Apex-Brasil. A ideia foi mostrar os benefícios do projeto e também explicar, em parceria com o Instituto de Embalagens, a necessidade de adaptações de embalagens para o mercado externo. Nesse sentido, o especialista em embalagens Claudio Marcondes abordou a importância da embalagem para a competitividade do produto e tendências mundiais.  

 

O Projeto Sweet Brasil tem como foco ampliar as exportações do setor, proporcionar o aumento quantitativo e qualitativo de suas vendas internacionais e incentivar e preparar a indústria instalada no Brasil para a exportação, fortalecendo o processo de internacionalização. Atualmente, com mais de 100 empresas congregadas, a ABICAB-Sweet Brasil engloba toda a cadeia produtiva nacional. Para participar do projeto acesse: sweetbrasil.org.br/br/participe

 

“O Brasil tem grande afinidade com o segmento de chocolate. O cacau é uma fruta oriunda da Amazônia e faz parte de grandes clássicos da literatura brasileira como Gabriela Cravo e Canela, de Jorge Amado. Hoje, diversas empresas já oferecem ao mundo do chocolate de origem, que reúne tradição, pesquisa científica, e qualidade”, comenta o gestor de exportação da ABICAB, Rodrigo Solano. “O Brasil tem oferecido, cada vez mais, produtos de qualidade e o nosso projeto possui ações e informações estratégicas para auxiliar essas indústrias de chocolate de origem a exportarem e bem”, finaliza.