ORCHESTRA BRASIL PREPARA ENTRADA DO DESIGN DO PAÍS NO MERCADO DE NOVA YORK



Ao longo da última semana, foram realizados os workshops que integram o plano de negócios para internacionalização dos designers de móveis – uma das ações do Projeto Orchestra Brasil voltadas à inserção competitiva do design brasileiro no mercado norte-americano. Para conhecer o trabalho dos estúdios participantes do projeto, dois consultores dos Estados Unidos reuniram-se com designers na Serra Gaúcha, São Paulo e Rio de Janeiro. O objetivo é estudar as melhores estratégias para a boa aceitação dos produtos naquele país.

 

A partir dos workshops, os consultores contratados avaliarão aspectos técnicos, logísticos, mercadológicos, de produção, design e licenciamento. A ação com os estúdios do Projeto Orchestra Brasil também inclui a criação de uma linha especial de produtos destinada aos Estados Unidos. Para o designer José Marton, o projeto é de grande relevância para os designers brasileiros, que não conseguiriam acessar de forma autônoma o mercado norte-americano. Segundo ele, com um grupo de profissionais e o amparo do Orchestra Brasil, a ideia ganha maior força. “Por que exportar apenas matérias-primas se podemos levar ao mercado externo a economia criativa do Brasil e, consequentemente, produtos de valor agregado? Tenho certeza de que esse é um projeto muito consistente a médio e longo prazo”, pontua.

 

Esse direcionamento é resultado de uma missão prospectiva realizada pelo Projeto Orchestra Brasil na Semana de Design de New York, em maio desse ano. Na ocasião, verificaram-se boas oportunidades para produtos brasileiros, o que está diretamente relacionado ao planejamento do projeto para os próximos dois anos: aumentar a competitividade da indústria brasileira com investimentos que visam agregar valor ao produto nacional por meio do design, da inovação contínua e da sustentabilidade.

 

O Projeto Orchestra Brasil é realizado desde 2006 pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa promove a inserção competitiva de fornecedores do setor moveleiro no mercado internacional de forma sustentável. Atualmente, conta com a participação de 72 empresas e 38 estúdios de design.

 

 

Ana Carolina Azevedo

Fatto Comunicação

(54) 9938.7897
(51) 3026.5195