ÓRGÃOS PARCEIROS E JORNALISTAS SÃO CELEBRADOS PELA AGÊNCIA



ÓRGÃOS PARCEIROS E JORNALISTAS SÃO CELEBRADOS PELA AGÊNCIA

 

Dentre as categorias de homenageados no evento Mais Brasil no Mundo, realizado em São Paulo no dia 10/12, estavam a imprensa e parceiros da Apex-Brasil. Cinco jornalistas, representantes de veículos das mídias internacional, nacional e regional, foram homenageados por suas reportagens sobre exportações:

 

Fernando Exman, do Valor Econômico, produziu matérias sobre comércio exterior ao longo do ano e abordou pautas relacionadas a ações da Apex-Brasil, como as prospecções feitas pela Agência sobre oportunidades para empresas brasileiras no Irã, as iniciativas para impulsionar as exportações da indústria de jogos eletrônicos e a participação do Brasil na Exposição Universal de Milão.

 

Sandra Boccia, diretora de Redação da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, olha com atenção para reportagens sobre comércio exterior. Bastante atuante em prol do empreendedorismo feminino no Brasil e no exterior, Sandra participou como palestrante e moderadora de uma grande ação da Agência: o Women Vendors Exhibition and Forum, realizada em parceria com o ITC, este ano em São Paulo.

 

“Desejo que cada vez mais nas capas de revistas e jornais nós tenhamos a próxima inovadora, a próxima sonhadora, a próxima mulher que sonha grande e que a Apex-Brasil está levando para vencer fronteiras e ganhar o mundo”, discursou Sandra.

 

O correspondente-chefe da sucursal do Financial Times no Brasil, Joe Leahy, estreitou suas relações com a Apex-Brasil no último ano. Publicou matérias sobre atração de investimentos para o Brasil, sendo as principais sobre o cenário brasileiro em dezembro de 2014 e sobre o lançamento do programa Innovate in Brasil, desenvolvido pela Agência com o MDIC, em março de 2015.

 

Raíssa Ebrahim, repórter do Jornal do Commercio, de Pernambuco, escreve matérias sobre comércio exterior e recentemente publicou ampla reportagem avaliando o perfil exportador de Pernambuco, com informações sobre o Plano Nacional de Cultura Exportadora e entrevistas com empresários do estado e especialistas.

 

Repórter de Economia do Jornal A Gazeta, do Espírito Santo, Luísa Guimarães Torre, escreveu as matérias do caderno especial sobre Exportação do Agronegócio publicado pelo jornal este ano, ressaltando a importância da exportação para as empresas produtoras de alimentos e bebidas.

 

Parceiros

 

Entre os parceiros homenageados estão instituições governamentais e do setor privado, com as quais a Apex-Brasil desenvolve atividades em conjunto.

 

Com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), por exemplo, há diversas ações em andamento, que abrangem o apoio à internacionalização de empresas, o desenvolvimento de estudos de Inteligência Comercial, a participação da Apex-Brasil em Conselhos Empresariais coordenados pela CNI, ações de defesa de interesses em mercados prioritários e atuação conjunta nos escritórios de Bruxelas e em Washington.

 

“Esta é uma parceria que deu certo e vem se desenvolvendo ao longo dos anos. Por meio dela estamos conseguindo trazer para o comércio exterior empresas que estão localizadas em todos os cantos do país, muitas das quais não teriam a oportunidade, se não fosse isso, de entrar no comércio internacional. O trabalho da Apex-Brasil é extremamente relevante.

 

Com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) a Agência tem um longo e produtivo relacionamento, uma vez que o complexo de Alimentos, Bebidas e Agronegócios representa a maior parcela de projetos setoriais da Apex-Brasil e quase a metade (43%) das exportações das empresas apoiadas pela Agência. São organizadas em conjunto missões empresariais e a participação brasileira em feiras e outros eventos internacionais em mercados estratégicos para as exportações do agronegócio. Outras parcerias importantes são o trabalho em cooperação nas missões de inteligência comercial e de defesa de interesses e a publicação do guia Investment Guide to Brasil.

 

Ainda no segmento do Agronegócio, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) também é importante parceira da Apex-Brasil. As atividades são desenvolvidas por meio de convênios para promoção de setores específicos como o de frutas, presença da CNA no escritório de Bruxelas da Agência e ações conjuntas de defesa de interesses em mercados estratégicos.

 

“Sabemos da importância e responsabilidade do setor do agronegócio perante o país, principalmente frente a essa crise política e econômica que vivemos. O agronegócio passou 43% de participação na pauta no ano passado para 48% neste ano. Temos grandes desafios pela frente, mas também registramos muitos avanços. Nossa parceria com a Apex-Brasil e com o MAPA, com quem temos uma sintonia perfeita nos ajudará neste caminho”, afirmou João Martins da Silva, presidente da CNA.

 

A parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) também é antiga e envolve inúmeras ações. A troca de informações é constante e o apoio do MRE, fundamental para todas as feiras e missões realizadas pela Apex-Brasil no exterior. Há também uma forte interação na área de Inteligência Comercial e na defesa de interesses em mercados prioritários. O Ministério também foi parceiro na elaboração do Investment Guide to Brasil, missões e em diversas ações de atração de investimento estrangeiros realizadas em países estratégicos.

 

A interação da Apex-Brasil com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) se estende por diversos setores da economia, por meio de atividades desenvolvidas no âmbito dos projetos setoriais de promoção de exportações. Está sendo construída uma parceria voltada para ampliar a capacitação de empresas para o mercado internacional, incorporar novas empresas no esforço de exportação e internacionalização, ampliando a capacidade de atendimento da Apex-Brasil e do Sebrae.

 

Com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Apex-Brasil estuda a realização de parcerias específicas para apoio as empresas participantes das ações da Agência, a exemplo de linhas de crédito para exportadoras participantes de projetos de incentivo à competitividade como o Inova Embala e o Design Export.