OSCAR DO ARTESANATO BRASILEIRO REÚNE PRODUÇÃO DE TODO PAÍS



OSCAR DO ARTESANATO BRASILEIRO REÚNE PRODUÇÃO DE TODO PAÍS

 

As cem unidades produtivas vencedoras da quarta edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato serão premiadas na próxima quarta-feira (23) em uma cerimônia no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro. Conhecido como o Oscar do artesanato brasileiro, o evento vai reunir artesãos de norte a sul de todo o país escolhidos por especialistas em artesanato e gestão como os mais competitivos do Brasil.

 

As unidades vencedoras foram selecionadas com base em 11 critérios de avaliação: práticas de inovação; qualidade dos produtos; identidade e compromisso cultural; embalagem; condições de trabalho; sustentabilidade ambiental; organização da produção; adequação econômica dos produtos; práticas comerciais; responsabilidade social; e planejamento e gestão. “Com o prêmio, o Sebrae estimula a capacidade de gestão, da produção e da comercialização do artesanato brasileiro. São várias ações que objetivam promover a produção do artesanato brasileiro. Realizamos, em outubro, o Brasil Original e agora, o Top 100.  Este ano, o Natal terá a marca das mãos dos artesãos brasileiros”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

 

Além de premiar e oferecer vantagem competitiva, o TOP 100 se propõe a identificar as melhores práticas de gestão, promover benchmarking entre as unidades produtivas, e fomentar a promoção comercial e a geração de negócios. Nos dois dias posteriores à cerimônia, 24 e 25, será realizado um encontro de negócios onde os representantes das unidades vencedoras irão negociar a venda dos seus produtos com 50 compradores nacionais e 11 internacionais, vindos da Europa e Estados Unidos, levados ao CRAB por um acordo de cooperação geral firmado entre o Sebrae e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).

 

Para o presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe, o Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato traduz-se em uma ótima oportunidade para a promoção das exportações do artesanato brasileiro feito com identidade cultural criativa, qualidade e produzido com responsabilidade social. “É essa combinação de fatores que define a atratividade na produção artesanal brasileira e, ciente disso, nossos escritórios na Europa e América do Norte se mobilizaram para promover a rodada de negócios internacional. Os importadores europeus e norte-americanos que estarão presentes também terão a oportunidade de conhecer o Centro de Referência em Artesanato, visitar unidades produtivas do Rio de Janeiro e conhecer uma das mais valiosas expressões de nossa cultura. Essa ação está no escopo de importante parceria da Apex-Brasil com o Sebrae visando a fomentar as exportações das micro e pequenas empresas”, explica Jaguaribe.

 

Das cem unidades premiadas, 13 são de Minas Gerais, 10 de Pernambuco, sete do Rio Grande do Sul e sete do Pará. Mas há representantes de 22 unidades da federação. Durante os três dias em que os artesãos estarão reunidos no Rio de Janeiro, um showroom com 300 peças das unidades vencedoras do TOP 100 será montado no CRAB para expor as peças para os possíveis compradores. 

 

Mais informações:

Assessoria de Imprensa Sebrae

(61) 2107-9111/9126

imprensa@sebrae.com.br

 

Gizella Rodrigues

(61) 98156-0003