PAIXÃO PELO BRASIL NA EXPO
A Exposição Universal começou há 13 dias e já existe um eleito como o pavilhão mais badalado e interativo: o Brasil. Nesse período a Expo Milão recebeu grupos de famílias, turistas e muitos estudantes. De segunda a sexta-feira escolas organizam excursões ao Parque de Exposição que abre as portas às 10h e encerra o funcionamento às 23h. A expectativa é que o movimento cresça com a proximidade das férias e do verão.
Entre os mais visitados, o Pavilhão Brasileiro tem recebido 15 mil pessoas por dia. Autoridades também têm passado por lá. O restaurante brasileiro, por exemplo, foi visitado na semana passada pelo Ministro da Agricultura da Itália, Maurizio Martina, e pelo Comissário Geral da Expo Milão, Giuseppe Sala. Com um cardápio que inclui churrasco de frango e de picanha, salpicão, vinagrete, pão de queijo, entre outras iguarias, o local tem sido um dos destaques do pavilhão.
Giuseppe Sala jantou no espaço e conversou com a equipe da Apex-Brasil. Disse estar impressionado com o movimento do Pavilhão, elogiou a arquitetura e a estrutura do espaço e lembrou que o Brasil está no imaginário do italiano, que gosta do que vem do outro lado do Atlântico. Avisou que divulgará os números de visitação apenas ao final do mês, mas garantiu que já foram vendidos 10 milhões de ingressos – na Europa e em outros continentes, principalmente na Ásia. Perguntou sobre eventos que o Brasil prepara e ficou satisfeito em saber que seminários e encontros de negócios, debates e shows de degustação estão na agenda.
Na mídia
A mídia italiana também está elogiando o trabalho feito pelo Brasil. Ao todo foram 21 matérias publicadas na última semana, sendo seis em veículos brasileiros e 15 em veículos internacionais.
O renomado site de gastronomia Identitá Golose mostra na matéria "Um pulo no Brasil", ou "Um salto in Brasile" o que há de "mais interessante no conteúdo atrás da famosa rede elástica no Pavilhão verde-amarelo". E segue descrevendo que todos os dias "centenas de crianças se divertem subindo na rede. No entanto, há muito mais que isso na ilha verde e amarela. A Exibição Alimentário é imperdível e para os fans, há churrasco no restaurante".
O jornal La Stampa, de Turim, de circulação nacional, cita que se houvesse um júri popular para os pavilhões mais amados, certamente o verde-amarelo estaria no topo na lista. O espaço brasileiro tem recebido uma média de 15 jornalistas por dia. A mídia portuguesa, chinesa, húngara, suíça, norte-americana também esteve no Pavilhão buscando informações.
Outro exemplo é o programa Paperissima, da Mediaset (um dos maiores grupos de mídia da Itália) que vai ao ar no horário nobre, após o noticiário da noite. Conduzido por um boneco chamado Gabibbo e Juliana Moreira, uma brasileira que alterna espaço com uma italiana, o programa conta com uma estrela: o campeão de trial bike Vittorio Brumotti. Ele adora fazer malabarismos considerados impossíveis e, por isso mesmo, é uma espécie de herói mirim. Assim como muitos italianos, Brumotti não resistiu ao Pavilhão do Brasil e levou sua bicicleta para fazer acrobacias em cima da rede. Gravou no espaço o seu programa da próxima semana.