PANORAMA DO SETOR JOALHEIRO NA AMÉRICA LATINA



PANORAMA DO SETOR JOALHEIRO NA AMÉRICA LATINA

Segundo o estudo “Jewellery in Latin America”, da consultoria Euromonitor International, o segmento joalheiro da América Latina está sendo impulsionado principalmente pela categoria de joias finas e pelo mercado brasileiro. Contudo, o mercado joalheiro do México está se tornando cada vez mais importante. 

O mercado joalheiro da América Latina em contexto global
Avaliado em USD 7,5 bilhões em 2017, o segmento joalheiro latino-americano é um dos menores do mundo considerando o consumo total, perdendo somente para a região da Australasia (que engloba Austrália e Nova Zelândia), avaliada em USD 3,3 bilhões. Em termos de consumo per capita, a região também é a segunda menor, com um consumo de USD 11,8/pessoa em 2017, atrás somente do Oriente Médio e África, com USD 6/pessoa.

Vendas regionais apresentam queda desde 2016
O segmento joalheiro apresentou queda de vendas em 2016, um reflexo do desempenho ruim das vendas no Brasil, que corresponde por cerca de 50% do total da região. A recessão econômica no país impactou negativamente as vendas do setor joalheiro à medida que os consumidores passaram a investir mais em “costume jewellery” e menos em joias finas. Consequentemente, o total do faturamento das vendas apresentou queda. A mesma tendência foi vista na Argentina. O México, predominante marcado pelo segmento de “costume jewellery”, apresentou resiliência frente ao cenário econômico e continuou crescendo, sendo impulsionado pelas inovações do setor.

Joias finas representam 70% do faturamento à nível regional
Em nível regional, as vendas de joias finas representam 70% do faturamento do setor joalheiro, mas há disparidades significativas entre os países da América Latina. No Brasil, onde a população com renda anual acima de USD100 mil é duas vezes maior que do México, as vendas de joias finas representam 86% do faturamento do setor. No México, contudo, a categoria representa somente 32% do total. O México é também um forte fabricante de prata e os joalheiros locais oferecem itens feitos à base de vários materiais, com preços variados e visando consumidores de diferentes faixas de renda.

Marguerite Le Rolland, consultora de pesquisa da Euromonitor International, comenta que apesar de um contexto econômico frágil, a perspectiva regional é positiva uma vez que os fabricantes e varejistas inovam para atender à crescente demanda por produtos acessíveis.

“O mercado joalheiro latino-americano continua a ser dominado por lojas especializadas e é extremamente fragmentado, porém grandes players locais e internacionais, tanto de “costume jewellery” (onde são incluídas as vendas de bijuterias e prata, por exemplo) quanto de joias finas, estão ganhando força”, finaliza.

Para saber mais sobre o assunto, acesse: bit.ly/2KOdFGq

Sobre a Euromonitor International
A Euromonitor International é uma empresa global de pesquisa e consultoria sobre o mercado de bens de consumo e serviços. Com sede em Londres e mais de 40 anos de atuação, é líder no fornecimento de inteligência de negócios e análise estratégica de mercado para empresas em todo o mundo. Oferece soluções de pesquisa customizada e publica anualmente informações sobre desempenho e tendências de 30 setores em 100 países, além de agregar dados demográficos e socioeconômicos de países e consumidores.