PARALIMPÍADA SERÁ PALCO DA INDÚSTRIA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo) promovem, neste mês, uma série de exposições e debates sobre o setor de tecnologias assistivas (produtos voltados à funcionalidade e bem-estar da pessoa com deficiência) na Casa Brasil, espaço integrado do Governo Federal para promoção da imagem do Brasil, localizado no Pier Mauá, no Rio de Janeiro.
A programação começa no dia 7 de setembro, data da abertura dos Jogos Paralímpicos, quando o projeto Brazilian Health Devices (parceria da Abimo com a Apex-Brasil para promoção das exportações do setor) promove dois seminários na Casa Brasil. O primeiro ocorrerá na parte da manhã e abordará a tecnologia assistiva a favor da inclusão do esporte. O fórum terá a participação de representantes de empresas nacionais e do atleta Diego Coelho.
À tarde, o seminário: “O desenvolvimento das Tecnologias Assistivas para funcionalidade do indivíduo” trará, além de representantes da indústria, um representante da ONG Noisinho da Silva, organização que tem como propósito utilizar o design universal como ferramenta de inclusão.
Já no dia 8/9, a Apex-Brasil promove o seminário “Soluções Brasileiras Inovadoras e Sustentáveis em Tecnologias Assistivas para Diferentes Setores”, com o objetivo de apresentar e debater o cenário brasileiro das iniciativas inovadoras e das soluções com atributos de sustentabilidade e design diferenciado que respondam aos desafios da sociedade no âmbito das tecnologias assistivas. Na ocasião, serão explorados os argumentos de como os produtos, processos e serviços dessa natureza podem movimentar os negócios globais.
Além dos seminários, diversos atletas paralímpicos estarão presentes fazendo demonstrações nos dias 6,7 e 8 de setembro e a Abimo também levará à Casa um showroom com os produtos mais inovadores da indústria nacional de equipamentos médicos ligados a tecnologias assistivas, que ficará em exposição entre os dias 4 e 18 de setembro. Participarão da mostra as empresas Ibramed, Jumper e Freedom e a ONG Noisinho da Silva.
TECNOLOGIA ASSISTIVA BRASILEIRA TIPO EXPORTAÇÃO
Com boas perspectivas no mercado local, os produtos de tecnologia assistiva são uma oportunidade também para os fabricantes nacionais se internacionalizarem. A Apex-Brasil firmou uma parceria com a ABIMO para pôr em prática um plano de negócios que indicará potenciais mercados no exterior. Nesse projeto pretende‐se organizar internamente uma parte do setor de tecnologias assistivas, regulamentá-lo e prepará-lo para o mercado internacional.
SERVIÇO
BHD NA CASA BRASIL
– 4 e 18 de setembro – Exposição de produtos
– 6,7 e 8 – Demonstração de produtos com atletas
SEMINÁRIO 1: A Tecnologia Assistiva a favor da inclusão do esporte
Dia 07/09:
10h30: Abertura – Paulo Henrique Fraccaro, superintendente da ABIMO
10h45: Ibramed
11h15: Jumper Wheelchairs
11h45: A Tecnologia Assistiva a favor da inclusão no esporte, com Diego Coelho
SEMINÁRIO 2: O desenvolvimento das Tecnologias Assistivas para funcionalidade do individuo
Dia 07/09:
14h00 – Abertura – Paulo Henrique Fraccaro, superintendente da ABIMO
14h15 – FREEDOM
14h45 – ONG Noisinho da Silva
15h15 – Depoimentos de usuários dos produtos
Seminário Apex-Brasil: Soluções Brasileiras Inovadoras e Sustentáveis em Tecnologias Assistivas para Diferentes Setores
Dia 08/09:
Local: Auditório da Casa Brasil – Pier Mauá – Rio de Janeiro – RJ
10h00 – Credenciamento
10h30 – Abertura e Mensagem de Boas Vindas
Representante da Apex-Brasil
10h40 – Panorama das Tecnologias Assistivas
Izabel de Loureiro Maior – Médica Fisiatra e Conselheira Municipal e Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência no Rio de Janeiro
11h10 – Roda de conversa com casos relacionados ao tema
Soluções Brasileiras Inovadoras e Sustentáveis em Tecnologias Assistivas para Diferentes Setores
Instituto Noisinho da Silva – Erika Foureaux
Livre Montagem de Produtos Assistivos – Julio Oliveto Alves
Larqtec Arquitetura e Gerenciamento – Leda Ferraz van Bodegraven
11h40 – Perspectivas para o Desenvolvimento e o Posicionamento do Brasil como Exportador de Tecnologias Assistivas
Gabriel Bueno de Almeida – Deca Duratex S.A.
12h00 – Debate
12h30 – Encerramento
SOBRE O BRAZILIAN HEALTH DEVICES
O Projeto Setorial (PS) executado pela ABIMO, em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), denominado Brazilian Health Devices tem como missão fomentar as exportações das indústrias de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente.
SOBRE A ABIMO
A Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO) é a entidade representante da indústria brasileira de produtos para a saúde que busca representar e promover o crescimento sustentável do setor no mercado nacional e internacional.
SOBRE A APEX-BRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A Apex-Brasil apoia, atualmente, mais de 12 mil empresas de 83 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. A Agência também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País.