PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA NA MAIOR FEIRA DE MOÇAMBIQUE
Onze empresas brasileiras desembarcaram em Moçambique para participar da 53ª edição da Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Maputo (FACIM), que acontece de amanhã a 3 de setembro. A organização da participação brasileira no evento está sendo feita pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Embaixada do Brasil em Maputo.
A presença do Brasil na FACIM é tradicional. Na década de 80, o Brasil chegou a manter um pavilhão exclusivo no antigo local onde acontecia a feira, na cidade de Maputo. No ano passado, 13 empresas participaram da feira, gerando US$ 2,85 milhões em negócios para os próximos 12 meses. Na atual edição, o Pavilhão brasileiro conta com um espaço de 90m², destinado a empresas dos setores de máquinas e equipamentos, cosméticos, medicamentos, alimentos e bebidas, moda têxtil e calçados.
O continente africano tem apresentado índices de crescimento acima da média mundial. Em 2016, o Brasil exportou para Moçambique cerca de US$ 50 milhões em produtos e serviços, com destaque para carnes, obras de ferro e aço, máquinas elétricas, máquinas mecânicas, farelo de soja e veículos para vias férreas, com oportunidades de negócio para outros setores comerciais.