PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA NA SUPERZOO DEVE RENDER US$ 2,8 MI
A participação na Superzoo 2017 deve render aos expositores brasileiros participantes US$ 2,8 milhões ao longo dos próximos 12 meses. Esse é o balanço divulgado pelo Projeto Pet Brasil, parceria entre a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Um dos principais eventos do setor pet do mundo, a Superzoo aconteceu em Las Vegas (EUA), de 25 a 27 de julho. As 12 empresas participantes do Projeto Pet Brasil formaram o pavilhão brasileiro da feira, ocupando 126 m² com lançamentos e novidades das indústrias de Pet Food e Pet Care nacional. Esses empresários tiveram a chance de networking com 498 visitantes, principalmente dos Estados Unidos e Canadá. Participaram do pavilhão Amicus, AnimallTAG, Furacão Pet, Matsuda, Nicoluzzi, Nutrire, Petbrilho, Pet Society, Petix, Pipi Dolly’s, Toy for Bird e Vetsense.
Cenário brasileiro de exportações do Setor Pet
De acordo com dados recentes da Abinpet, em 2016 o faturamento do mercado pet nacional foi de R$ 18,9 bilhões e as exportações chegaram a US$ FOB 236,3 milhões. Atualmente, o Brasil é o terceiro maior entre os principais países do mercado pet mundial, representando 5,14% de um total de US$ 105,3 bilhões do faturamento do ano passado. Os Estados Unidos lideram a lista (42,2%) seguidos pelo Reino Unido (5,8%).
As exportações de produtos pets no acumulado de janeiro a maio deste ano caíram 5% em relação ao mesmo período do ano passado, refletindo o cenário de desaquecimento do setor. Foram US$ FOB 81,9 milhões exportados em 2017 contra US$ FOB 86,3 milhões nos cinco primeiros meses de 2016. Os dados incluem alimentação, produtos de higiene e beleza, medicamentos veterinários e comercialização de animais vivos. No entanto, os valores relacionados às empresas que participam do Projeto Pet Brasil cresceram 13,7% no período e fecharam em US$ FOB 23,2 milhões, ante US$ FOB 20,4 milhões de 2016.
Sobre a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação
A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) representa a indústria Pet, que congrega os segmentos Pet Food (alimento e ingredientes), Pet Vet (medicamentos veterinários) e Pet Care (equipamentos, acessórios e produtos para higiene e beleza). A entidade fortalece o setor por meio de ações que contribuem para o desenvolvimento de seus associados e também para aumentar a percepção de que os benefícios da relação entre seres humanos e animais de estimação se estendem a toda a sociedade.
A Abinpet desenvolveu a ferramenta de coleta de dados mais confiável do mercado: o Painel Pet, que é mantido atualizado por dados e informações enviados pelos integrantes do setor. Em 2016, o faturamento da Indústria Pet deve atingir os R$ 19 bilhões. É cada vez maior a participação desse setor na economia nacional e, por isso, é parte relevante do agronegócio: cerca de 67,6% do faturamento deverá vir dos produtos para nutrição animal, cuja composição é 95% agropecuária, com ingredientes como milho, soja, arroz, trigo e carnes de aves, bovinos e peixes.
Todos os produtos da indústria de alimentos e medicamentos veterinários são fiscalizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), na Secretaria de Defesa Agropecuária (DFIP, DIPOA e Vigiagro).
A Associação é referência técnica para o setor e publica há nove anos o Manual Pet Food Brasil, adotado pelas principais fabricantes de alimento como guia de boas práticas. O Manual contém informações sobre os padrões técnicos e de qualidade de matérias-primas, parâmetros nutricionais, metodologias analíticas aplicáveis e condições ideais de produção para garantir alimentos seguros aos mercados nacional e internacional. Sua atualização ocorre a cada dois anos, considerando o desenvolvimento do setor.