PARTICIPAÇÃO DA FILMBRAZIL NO CANNES LIONS 2016
A FilmBrazil, plataforma de internacionalização do audiovisual brasileiro desenvolvida pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais – APRO, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, encerrou sua participação na edição 2016 do Cannes Lions com muitos motivos para comemorar. Este ano, a FilmBrazil marcou sua passagem pelo Cannes Lions 2016 apresentando para seus participantes e público de interesse uma forma inédita de fazer networking. Durante os oito dias do festival, o espaço de networking, marca registrada das ações feitas pela FilmBrazil, foi praticamente transferido para os sets de filmagens montados por toda cidade, que deram origem aos 14 filmetes que integraram a campanha Film [me] Brazil, assinada pela F/Nazca Saatchi & Saatchi e produzida pela própria equipe da FilmBrazil.
Este ano, estiveram presentes em Cannes 28 empresas que participam da plataforma. De acordo com dados fornecidos pelas produtoras que integram a FilmBrazil, a expectativa de negócios oriundos de Cannes para os próximos 12 meses é de US$ 12,5 milhões. Para apresentar este e outros resultados da ação realizada este ano, aconteceu nesta segunda-feira, dia 25, na capital paulista, um encontro que contou com a presença de representantes das produtoras participantes da plataforma, além dos diretores que participaram da ação, criativos da F/Nazca e de outras agências, e representantes da Apex-Brasil e da FilmBrazil.
Ao unir diretores brasileiros e convidados internacionais no mesmo ambiente, imbuídos do mesmo objetivo, que era chegar ao melhor resultado para aquela obra audiovisual, foi possível proporcionar aos diretores participantes as condições ideais para que eles pudessem demonstrar alguns dos atributos que são a marca da produção nacional: criatividade, agilidade e alta capacidade de entrega por parte das empresas e talentos brasileiros. “Nesta ação, tivemos a possibilidade de criar um espaço de encontro completamente fora do comum, quase uma degustação para o mercado internacional da forma como trabalhamos. Isso tornou a experiência muito rica e produtiva”, analisa a gerente da plataforma FilmBrazil, Marianna Souza.
A campanha proposta pela F/Nazca consistia em propor a um coletivo formado por diretores das produtoras participantes da FilmBrazil que dirigissem, durante o festival, uma série de filmes estrelados por nomes como Philip Thomas, CEO do Cannes Lions; Joe Alexander, presidente do Film Lions e diretor-geral de criação da The Martin Agency; Chacho Puebla, sócio e diretor de criação da LOLA/Lowe; e Diane Jackson, diretora global de produção da rede DDB. Entre os brasileiros que participaram estão Fabio Seidl, diretor de criação da 360i NY, Edu Marques e Rafael Rizuto, ambos da ECD's – 180LA, e Claudio Lima, CCO da Ogilvy.
Os filmes obtiveram cerca de 632 mil impressões, alcançando mais de 430 mil pessoas através do Facebook. Foram mais de 20 matérias na imprensa nacional e internacional e um aumento de 500% nas interações das redes sociais da plataforma (resultando em um crescimento de 12% na base de fãs na Europa e de 38% na base geral de fãs). Além de publicados nas redes sociais da FilmBrazil (Facebook, Instagram e Youtube) e da APRO, os filmes também estão disponíveis no site da plataforma e foram compartilhados largamente pelos diretores e pelas “estrelas” das produções. Os filmes estão disponíveis no site www.filmbrazil.com/filmmebrazil.
FICHA TÉCNICA CAMPANHA
AGÊNCIA: F/Nazca Saatchi & Saatchi
CLIENTE: Apex-Brasil
PRODUTO: APRO
DIREÇÃO GERAL DE CRIAÇÃO: Fabio Fernandes
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Pedro Prado | Rodrigo Castellari
CRIAÇÃO: Murilo Melo | Rafael Freire
ATENDIMENTO: Saulo Sanchez | Marco Piza | Gabriela Marques
MÍDIA: Edison Tamashiro | Gabriela Nucci
PLANEJAMENTO: Douglas Nogueira
PRODUÇÃO INTEGRADA: Juliana Hasegawa
GERENTE DE PROJETOS: Bia Pennino
PRODUÇÃO GRÁFICA: Jomar Farias |Leandro Ferreira
ARTBUYER: Edna Bombini
FOTÓGRAFO: Lucio Cunha
APROVAÇÃO CLIENTE APEX-BRASIL: Duilio Malfatti | Pricila Caied
APROVAÇÃO CLIENTE FilmBrazil: Paulo Roberto Schmidt | João Daniel Tikhomiroff | Leyla Fernandes | Fabio Brandão | Francesco Civita | Ale Lucas | Marianna Souza
FICHA TÉCNICA FILMES
Diretores e Produtoras:
- Academia de Filmes – André Vidigal | Fernanda Weinfeld | Boca Ceravolo
- Bossa Nova: Alexandre Lucas | Lívia Gama
- Conspiração Filmes: Henrique Manzoli
- Consulado: André Fiorini | Tomas Gurgel
- Delicatessen: Gabriela Brites | Gustavo Leme
- Mixer: Paulo Diehl
- Santa Transmidia: Gustavo Gripe
- Spray Filmes: Fernando Sanches
- Trator Filmes: Will Mazzola
- Your Mama: Ale Cassulino
Produtoras de Som:
- Comando S
- Jamute
- Lucha Libre
- Satelite Áudio
- A Voz do Brasil
Convidados Especiais:
- Beto Cocito (ECD – DDB Buenos Aires)
- Joe Alexander (Founder, CCO – The Martin Agency USA )
- Jeff Ferro (VP, Director of Production – Pereira O'Dell – San Francisco)
- Mark Peters (Creative Director – TBWA / CHIAT DAY LA)
- Fabio Seidl (Creative Director, 360i NY) & Antoniela Canto (atriz)
- Chacho Puebla (CCO Lola Madrid) & Pancho Cassis (ECD – Lola Madrid)
- Edu Marques e Rafael Rizuto (ECD's – 180LA)
- Rodrigo Burdman (ACD – Grey NY) & Rodrigo Castellari (CD – F/NAZCA)
- Thiago Carvalho (CD – DDB NY) e Bruno Oppido (Head of art & CD – DDB NY)
- Raymond Chin (ECD Sapient Nitro Shanghai)
- Diane Jackson (CCO – DDB Chicago)
- Philip Thomas (CEO – Lions Festival)
- Claudio Lima (CCO – Ogilvy)
- Veronica Beach (Global Head of Production – DAVID)
Diretor de fotografia: Felipe Hermini
Montadores: German Espiaut | Fred Mauro
SOBRE A FILMBRAZIL
Desenvolvida desde 2003 pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais – APRO, a plataforma FilmBrazil conta, desde 2005, com a parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil. Seus principais objetivos são promover as produtoras e talentos brasileiros no exterior, fortalecendo a imagem do nosso país no mercado externo e proporcionar aos parceiros internacionais todo o suporte necessário para a produção de filmes publicitários no Brasil. Atualmente, conta com 54 associados, grupo formado por produtoras de imagem, som e finalizadoras.
SOBRE A APEX-BRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de incentivar as exportações de produtos e serviços brasileiros, contribuindo para a internacionalização das empresas do país e reforçando a imagem nacional no exterior e aumentando a atração de investimentos estrangeiros.
Valerya Borges
FilmBrazil
+55 11 94812-2554
Carolina Aranha
F/Nazca Saatchi & Saatchi
+55 11 3059-4907
Amanda Brandão
F/Nazca Saatchi & Saatchi
+55 11 3059-4902