PARTICIPAÇÃO DO FILMBRAZIL NO D&AD TROUXE BONS RESULTADOS



PARTICIPAÇÃO DO FILMBRAZIL NO D&AD TROUXE BONS RESULTADOS

 

Após participar pela primeira vez como patrocinadora do D&AD Awards, a equipe do FilmBrazil, projeto de internacionalização do audiovisual brasileiro desenvolvido pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais – APRO, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, faz uma avaliação bastante positiva da empreitada.

 

Nesta 54ª edição do festival, que aconteceu entre os dias 20 e 22 de abril, em Londres, o projeto foi patrocinador da categoria Craft, assim como faz no Festival Internacional de Publicidade de Cannes. Além disso, foram realizadas várias ações com os associados ao FilmBrazil, dando continuidade à estratégia de posicionar a importância da excelência em produção, bem como fortalecer a presença das produtoras brasileiras nos principais festivais internacionais de criatividade.

 

Graças à ação inédita firmada entre FilmBrazil e a organização do festival, neste ano, os associados do projeto tiveram descontos para inscrever suas peças na competição. Para os nove participantes do “Brazilian Directors Showcase”, realizado em Los Angeles no mês de março, tiveram a possibilidade de inscrever um filme gratuitamente.

 

Além disso, o FilmBrazil auxiliou seus associados a realizar encontros com importantes agências inglesas, dando continuidade à estratégia adotada durante o Roadshow. Os encontros aconteceram dentro e fora da programação do D&AD, quando os produtores puderam fazer apresentações nos escritórios das agências, entre elas BBH, McCann London, Mother London e a Weiden + Kennedy.

 

O mercado inglês é o segundo principal mercado do projeto FilmBrazil, respondendo por quase 20% das nossas exportações. Até o ano passado, a representatividade do Brasil em termos de produção no D&AD era praticamente nula. Por isso que a parceria do FilmBrazil com o evento configura em passo tão importante para a divulgação da produção brasileira no exterior.

 

Nesta edição, o Brasil conquistou 30 Lápis (como são chamados os troféus do festival), ficando em quinto lugar em premiações, juntamente com Nova Zelândia. O país ficou atrás apenas de Reino Unido (217 Lápis), EUA (143), França (48) e Japão (44). As agências brasileiras mais premiadas foram Leo Burnett Tailor Made e Ogilvy, cada uma levando para casa 6 Lápis, e FCB, que foi premiada 5 vezes.

 

Entre os trabalhos vencedores da Ogilvy, está o case "Security Moms", campanha para o Sport Club do Recife, produzida pela Academia de Filmes, associada da FilmBrazil, que venceu nas categorias Creativity for Good (White Pencil), Direct, Integrated & Innovative Media, Media e Outdoor. Além disso, a Lobo, outra associada FilmBrazil, também foi premiada com o filme “The World Of Autism”, da BBDO New York para a Autism Speaks. Produzido inteiramente no Brasil, – inclusive com diretor brasileiro –, o filme foi um dos vencedores da categoria Film Craft.

 

Em 2016, a D&AD (Global Association for Creative Advertising & Design Awards), entidade que organiza o evento, optou pela parceria com o FilmBrazil para ampliar o foco nas áreas de produção e aumentar a presença de representantes brasileiros no festival. Este ano, o D&AD contou com 11 jurados brasileiros, sendo dois presidentes de júri: Luiz Sanches, sócio e diretor-geral de criação da AlmapBBDO, que presidiu a categoria Craft, e Fabio Fernandes, sócio e diretor-geral de criação da F/Nazca Saatchi & Saatchi, presidente de Press.

 

SOBRE O FILMBRAZIL

Desenvolvido desde 2003 pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais – APRO, o projeto FilmBrazil conta, desde 2005, com a parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil. Seus principais objetivos são promover as produtoras e talentos brasileiros no exterior, fortalecendo a imagem do nosso país no mercado externo e proporcionar aos parceiros internacionais todo o suporte necessário para a produção de filmes publicitários no Brasil. Atualmente, conta com 54 associados, grupo formado por produtoras de imagem, som e finalizadoras.

 

SOBRE A APEX-BRASIL

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de incentivar as exportações de produtos e serviços brasileiros, contribuindo para a internacionalização das empresas do país e reforçando a imagem nacional no exterior e aumentando a atração de investimentos estrangeiros.

 

Mais informações à imprensa:

APRO – Associação da Produção de Obras Audiovisuais

Valerya Borges

comunicacao@apro.org.br

Fone: 11 94812-2554