PARTICIPAÇÃO EM FEIRAS NA COLÔMBIA DEVE GERAR US$ 11 MILHÕES



PARTICIPAÇÃO EM FEIRAS NA COLÔMBIA DEVE GERAR US$ 11 MILHÕES

A participação de mais de 30 marcas de calçados verde-amarelos nas feiras colombianas IFLS – International Footwear and Leather Show – e Colombiamoda deve gerar mais de US$ 11 milhões em exportações de calçados ao longo do semestre. Na IFLS, que aconteceu entre 2 e 4 de agosto, em Bogotá, os negócios imediatos chegaram a US$ 1,17 milhão, 17% mais do que na feira do ano passado. Já na Colombiamoda, feira voltada para a alta moda ocorrida em Medellín, a participação verde-amarela gerou US$ 545 mil in loco, 25% mais do que na mostra de 2015. Ambas as participações foram viabilizadas através do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

 

IFLS
Mais uma vez os pavilhões de Corferias serviram de cenário para as empresas brasileiras mostrarem o seu potencial. No total, 32 marcas de calçados nacionais representaram o melhor dos segmentos feminino, masculino e infantil celebram bons resultados na IFLS. Durante os três dias da mostra, os expositores verde-amarelos realizaram 481 contatos com compradores da Colômbia, Canadá, Curaçao, Equador, Holanda, Espanha, Costa Rica, Peru, Estados Unidos, Suriname, Chile e Venezuela, sendo que 310 deles inéditos. No total, as marcas fecharam US$ 1,17 milhão em negócios imediatos – superando o US$ 1 milhão registrado em julho de 2015. Para os próximos seis meses as empresas esperaram celebrar mais US$ 8,2 milhões em negócios em decorrência da IFLS.

 

Para Bene Arantes, diretor da Andacco, um dos principais resultados alcançados na plataforma comercial foi a retomada de contato com as redes Bata e Vélez. “Tínhamos parado de trabalhar com eles e agora recebemos a visita dos compradores, que pediram amostras para reiniciarmos a parceria”, destaca Arantes, ao comentar ainda a grande aceitação do produto no mercado colombiano.

 

Há 20 anos no mercado colombiano, a Itapuã está traçando estratégias para fortalecer suas marcas no país. A empresa começou o trabalho com um distribuidor local há seis meses e espera agora aumentar a presença na Colômbia. “Sabemos que temos mercado para o nosso produto e queremos focar na promoção comercial e de imagem para aumentarmos nossas exportações para o país”, ressalta Saulo Altoé, gerente de exportação.

 

Com boa presença na Colômbia, a Grendene também vê um futuro ainda mais promissor. “Estamos construindo um bom posicionamento e promoção de imagem das nossas marcas. Hoje a Ipanema é a principal delas aqui, mas estamos fazendo um trabalho para fortalecer todas elas”, conta Mario de Oliveira, gerente de exportação.

 

Participaram da IFLS as marcas Beira Rio Conforto, Moleca, Vizzano, Molekinha, Modare Ultraconforto, Domenicca, Malu Super Comfort, Território Nacional, Lia Line, Sua Cia, Piccadilly, Lilybi, Itapuã, New Face, Itsandal, Andacco, West Coast, Cravo & Canela, Pé com Pé, Kidy, Capelli Rossi, Via Scarpa, Scarpinha, Pegada, Lynd, Perlatto, Rider, Ipanema, Grendha, Zaxy, Cartago e Grendene Kids.

 

Colombiamoda

A segunda participação do Brazilian Footwear na Colombiamoda foi um sucesso. Durante os três dias da semana de moda as marcas Amazonas, Anzetutto, Beira Rio Conforto, Luz da Lua, Modare Ultraconforto, Moleca, Molekinha, Pampili e Vizzano apresentaram suas novidades em moda, tecnologia e sustentabilidade para os consumidores colombianos. Conforme relatório da Abicalçados, as empresas realizaram US$ 545 mil em negócios imediatos, com a expectativa de exportar mais US$ 1 milhão nos próximos seis meses em decorrência de contatos feitos na feira – na edição do ano passado os brasileiros haviam efetivado US$ 410 mil em negócios imediatos e projetavam mais US$ 575 mil nos seis meses seguintes ao evento.

 

De acordo com Maria Patrícia de Freitas, analista de Promoção Comercial da Abicalçados, a feira está se consolidando no calendário de eventos do Brazilian Footwear ao se mostrar como uma plataforma ideal para as marcas que buscam trabalhar sua imagem no mercado de moda. “Nossos expositores conseguiram alcançar seus objetivos. Além disso, observamos que muitos compradores buscaram pelas empresas brasileiras, mesmo essa sendo nossa segunda participação, o que confirma que temos ainda muito a explorar no mercado colombiano”, avalia.

 

Para Suyara Águila, coordenadora de exportação da Amazonas, a feira recebeu um público mais qualificado quando comparado com a edição do ano passado. Com um trabalho estratégico para entrar com força na América Latina, a empresa participa da semana de moda em busca de distribuidor. “Entendemos que temos um grande mercado para explorar nos países latino-americanos e acreditamos que estamos indo no caminho certo. Durante a feira, fizemos contatos muito interessantes e, se concretizarmos as negociações, estaremos entrando em outros países, como Colômbia, Chile e Peru”, conta Suyara.

 

Em sua primeira participação na Colombiamoda, a Beira Rio comemora os resultados alcançados. “Viemos no ano passado para visitar e observamos que a Colombiamoda seria uma ótima oportunidade para trabalhar ainda mais a imagem das nossas marcas e atingir não somente os compradores, mas também o público final. Por isso é muito importante estarmos presentes em uma plataforma voltada para a moda, que é o foco da nossa empresa, uma vez que trabalhamos com o mercado fast fashion”, destaca Márcio Oliveira, gerente de exportação da Beira Rio para o mercado latino-americano.

 

A próxima edição da Colombiamoda está marcada para os dias 25 a 27 de julho de 2017.