PARTICIPAÇÃO NA ZOOMARK DEVE RENDER US$ 1,25 MILHÃO



PARTICIPAÇÃO NA ZOOMARK DEVE RENDER US$ 1,25 MILHÃO

Em busca de novas oportunidades de exportação e parcerias, dez empresas brasileiras participantes do Projeto Pet Brasil, uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), estiveram no pavilhão brasileiro da 17ª Zoomark Internacional, uma das principais feiras do mundo voltadas ao mercado pet. O evento aconteceu em maio, em Bolonha, na Itália. Participaram as empresas AnimallTAG, Guabi, Matsuda, Nicoluzzi, Nutrire, Poli-Nutri, Special Dog, Pet Society e Procão e Furacão Pet, atuantes em segmentos como Pet Food, Pet Care e Pet Serv.

Com os contatos realizados na feira, a expectativa é gerar nos próximos 12 meses US$ 1,25 milhão, que se somarão aos US$ 442 mil em negócios fechados dentro do evento. Foram realizados 262 contatos no pavilhão brasileiro, principalmente com países europeus como Itália, Grécia, Portugal, Espanha, Romênia e Turquia, além de representantes do norte da África, como Egito e Líbia.

Brasil no cenário global

Em 2016, as exportações do setor pet nacional chegaram a US$ FOB 236,3 milhões. Apesar da instabilidade econômica atual, o Brasil ainda é um dos principais países do mercado pet mundial situando-se em terceiro lugar, e representando 5,14% de um total de US$ 105,3 bilhões de faturamento em 2016. Os Estados Unidos lideram a lista, com 42,2% do faturamento total, seguidos por Reino Unido (5,8%), Brasil, Alemanha (5,09%), Japão (4,9%), França (4,7%), Itália (3,2%), Austrália (2,6%), Canadá (2,43%) e Rússia (2,36%).

Sobre a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação

A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) representa a indústria Pet, que congrega os segmentos Pet Food (alimento e ingredientes), Pet Vet (medicamentos veterinários) e Pet Care (equipamentos, acessórios e produtos para higiene e beleza). A entidade fortalece o setor por meio de ações que contribuem para o desenvolvimento de seus associados e também para aumentar a percepção de que os benefícios da relação entre seres humanos e animais de estimação se estendem a toda a sociedade.

A Abinpet desenvolveu a ferramenta de coleta de dados mais confiável do mercado: o Painel Pet, que é mantido atualizado por dados e informações enviados pelos integrantes do setor. Em 2016, o faturamento da Indústria Pet foi de R$ 18,9 bilhões. É cada vez maior a participação desse setor na economia nacional e, por isso, é parte relevante do agronegócio: 67,5% do faturamento vem dos produtos para nutrição animal, cuja composição é 95% agropecuária, com ingredientes como milho, soja, arroz, trigo e carnes de aves, bovinos e peixes.

Todos os produtos da indústria de alimentos e medicamentos veterinários são fiscalizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), na Secretaria de Defesa Agropecuária (DFIP, DIPOA e Vigiagro).

A Associação é referência técnica para o setor e publica há nove anos o Manual Pet Food Brasil, adotado pelas principais fabricantes de alimento como guia de boas práticas. O Manual contém informações sobre os padrões técnicos e de qualidade de matérias-primas, parâmetros nutricionais, metodologias analíticas aplicáveis e condições ideais de produção para garantir alimentos seguros aos mercados nacional e internacional. Sua atualização ocorre a cada dois anos, considerando o desenvolvimento do setor.

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