PLATAFORMA DIGITAL DA ABICALÇADOS TEM CRESCIMENTO



PLATAFORMA DIGITAL DA ABICALÇADOS TEM CRESCIMENTO

Lançada em setembro de 2015, a Vitrine Virtual do Brazilian Footwear, braço internacional da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), está em franco crescimento. Conforme relatório da Abicalçados, a plataforma B2B já congrega 56 marcas calçadistas ativas e 1,2 mil compradores internacionais cadastrados.

Funcionando no site www.brazilianfootwear.com, a iniciativa oportuniza o start das negociações entre o importador e a empresa cadastrada, gerando negócios relevantes para as exportações nacionais de calçados.

A coordenadora de Promoção Comercial da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, explica que as marcas participantes recebem login e senha e podem personalizar e atualizar sua página na Vitrine Virtual a qualquer momento. Já os compradores interessados em conferir os calçados disponíveis se cadastram na plataforma e devem solicitar autorização a cada marca para visualizar as informações completas da empresa e seus produtos. Em contrapartida, a marca cadastrada recebe as informações completas dos compradores. 

Case
Uma das empresas usuárias da plataforma comercial é a Bibi, indústria de calçados sediada no Rio Grande do Sul. A analista de Exportação da marca, Nathália Brocker, recorda que, ao aderir à ferramenta, a empresa não tinha grandes expectativas. "No princípio não tínhamos uma grande perspectiva, pois trata-se de um modelo de negócios relativamente novo para o setor, mas nos surpreendemos positivamente com o nível de alguns compradores cadastrados e a alta procura pelos nossos produtos”, avalia. 

Nathália conta que a Bibi abriu dois novos mercados no Leste Europeu por conta da plataforma. “A Bibi recebeu o contato de uma cliente da Eslováquia que estava buscando por calçados infantis diferenciados. Ela viu a marca na Vitrine e solicitou acesso. Autorizamos o acesso e logo ela nos contatou via e-mail e Skype”, lembra a analista, ressaltando que atualmente a cliente é distribuidora da Bibi nos mercados da Eslováquia e República Tcheca.  

Brazilian Footwear
Em voga desde o ano 2000 e renovado a cada dois anos, o Brazilian Footwear é um programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil. Atualmente, as empresas associadas a ele respondem por mais de 82% do total exportado pelo País – US$ 999 milhões em 2016.  Mais informações em www.brazilianfootwear.com