POTENCIAL PARA TECNOLOGIA EM CALÇADOS E COURO NA ARGENTINA



POTENCIAL PARA TECNOLOGIA EM CALÇADOS E COURO NA ARGENTINA

Através do projeto Brazilian Machinery, parceria da Associação Brasileira de Indústrias de Máquinas para Couro e Calçados (Abrameq) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), fabricantes brasileiros de tecnologia para a produção de couro, calçados e tratamento de efluentes estão na Argentina, em ação que se encerra nesta quinta-feira (11).

 

Segunda-feira (8), foram desenvolvidas cinco agendas institucionais, com o objetivo de promoção da marca Brazilian Machinery e visando à criação de possíveis oportunidades de negócios para as empresas do Projeto. As principais associações setoriais (ACUBA – Asociación de Curtidores de la Provincia de Buenos Aires y CIC – Cámara de la Indústria del Calzado) contribuíram com importantes informações de mercado, como oportunidades para ingressos de máquinas dado o fechamento das indústrias fornecedoras locais e o interesse dos empresários argentinos pelo conhecimento de tecnologias fabricadas no Brasil sem representação comercial local.

 

A ação comercial começou terça-feira (9) com as rodadas de negócios entre empresas fabricantes de máquinas para couro, calçados e tratamento de efluentes e potenciais clientes argentinos. Até esta quinta-feira (11) estão previstos cem contatos comerciais, entre rodadas e visitas efetuadas pelas empresas e agendadas pelo projeto. A ação tem como foco contatos com os principais curtumes e calçadistas argentinos e, além dos contatos, a atividade serviu para mapear os principais clientes argentinos.

 

Rosângela Arruda, gerente do projeto Brazilian Machinery, destaca que “o fechamento da indústria local de máquinas e o interesse por conhecer produtos não representados pelo distribuidor local apresentam oportunidades para fabricantes de máquinas para calçados”. Acrescenta que, “no segmento do couro, a concentração geograficamente concêntrica dos principais curtumes abre espaço para ações bem direcionadas de mercado”.

 

A ação na Argentina contou com a presença do Gestor do Projeto na Apex-Brasil, Anderson Dib, que avaliou a atividade como boa e as oportunidades de mercado como ações a serem trabalhadas em nível comercial e de comunicação de marca. Participam desta ação as empresas brasileiras Erps, Bremm Peck, Serotom, NBN, Tecusi, Maquetec, Eaux, Sulpol, Sulmaq e Kehl.

 

SAIBA MAIS

O convênio entre a Abrameq e a Apex-Brasil tem por objetivo posicionar a marca Brazilian Shoes + Leather Machinery como referência no fornecimento de tecnologia para os setores de couro e calçados na América Latina, através de ações de comunicação da marca e de ações que promovam o fortalecimento da competitividade das empresas apoiadas pelo projeto.