PRESIDENTE DA APEX-BRASIL DESTACA PRIORIDADES PARA 2017
Reunido com jornalistas na manhã desta terça-feira (06) em São Paulo, o presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe, destacou o setor agrícola e a atração de investimentos estrangeiros como prioridades da Agência para 2017. Segundo Jaguaribe, é fundamental trabalhar a imagem do agronegócio brasileiro, especialmente junto à Europa, e reforçar a atração de investimentos chineses e árabes ao Brasil.
"Temos grande oportunidade de ampliar a atração de investimentos em infraestrutura, que interessam muito à China pela questão alimentar, e em petróleo e gás, especialmente após as mudanças em relação à exploração do pré-sal", indicou o presidente da Apex-Brasil.
Ele destacou que a crise que atinge o país é um fator relevante, mas que não é forte o suficiente para tirar o país dos 10 principais destinos de investimentos estrangeiros no mundo: "É claro que impacta nossa imagem, mas somos, por exemplo, o principal destino de investimentos na América Latina, com cerca de 42% de tudo que é aportado na região".
Jaguaribe indicou ainda que o Brasil não deixará de lado os Estados Unidos, historicamente um grande parceiro brasileiro, apesar das indicações de campanha do presidente eleito Donald Trump. "É precipitado antecipar qualquer posição porque campanha se faz com percepção e imagem e Trump soube explorar isso muito bem. Mas só teremos um cenário após a posse. O que sabemos é que os Estados Unidos são um grande mercado e uma vitrine internacional importante e não devem perder esse posto", indicou o embaixador.