PRESIDENTE DA CALTU COMENTA SOBRE O MERCADO EQUATORIANO



PRESIDENTE DA CALTU COMENTA SOBRE O MERCADO EQUATORIANO

 

O Footwear Components by Brasil, projeto da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), trouxe ao Brasil no início desta semana a Presidente da Câmara Nacional de Calzados (CALTU), Lilia Villavicencio, que falou durante o Projeto Conexão Internacional Equador sobre o cenário comercial do setor de calçados e de componentes equatoriano.

 

“O setor privado deve dialogar com governo para aplicar medidas corretivas quando for necessário e assim contribuir para o desenvolvimento das indústrias”, declarou Lilia, que  apresentou cases da indústria de calçados local e seu histórico de crise e retomada.

 

Ainda em sua fala, a Presidente da CALTU trouxe relatos sobre a crise que o Equador viveu entre os anos de 2006 e 2008, em razão da entrada de calçados asiáticos a baixo custo no país. “O reestabelecimento das empresas em nosso país foi possível devido a salvaguardas impostas pelo governo equatoriano, entre elas a taxa sobre os calçados vindos da Ásia”, conclui.

 

“Após essas medidas, tivemos um salto na economia do Equador. Em 2008 a produção de calçados era de 15 milhões de pares e em 2014 alcançou 35 milhões. Ainda no ano passado registramos a criação de 100 mil novos postos de trabalho na indústria calçadista. E não estou falando apenas do fabricante de calçado, mas sim de todas as ramificações envolvidas, desde o setor agrícola”, completa Lilia.

 

O Footwear Components by Brasil

 

Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes para couros, calçados e artefatos interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 160 empresas, dos projetos do Footwear Components by Brasil, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal)  e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor.

 

Podem participar empresas nacionais de materiais com foco no setor coureiro-calçadista, que estejam estruturadas ou estejam se estruturando e que almejam iniciar ou aprimorar o processo de exportação. Como apoio na capacitação, a Central de Serviços mantém ao alcance das empresas informações sobre procedimentos de exportação, dados de tributação, processos alfandegários, traduções, dentre outros, auxiliando a entrada no mercado internacional. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail relacionamento@assintecal.org.br ou visite o site http://www.fcbybrasil.com/

 

 Sobre a Assintecal

 

www.assintecal.org.br
A Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) conta com três décadas de atuação constante em prol do setor, agindo diretamente na defesa de seus interesses através de várias frentes.  Seu trabalho é reconhecido pela força no diálogo com todas as esferas de governo, pela consolidação do mercado internacional e pela disseminação do conteúdo de moda, que inclui o desenvolvimento de produtos. A entidade conta com cerca de 300 associados, mas responde por um setor que congrega mais de 3 mil empresas. A associação está sediada em Novo Hamburgo (RS), polo considerado o maior cluster calçadista do mundo, e conta com escritórios regionais em São João Batista (SC), Nova Serrana (MG), Birigui (SP), Franca (SP) e Jaú (SP).