PRIMEIRO SHOWROOM DE CALÇADISTAS NA COLÔMBIA GERA MAIS DE US$ 450 MIL
A primeira edição do showroom Colômbia realizado pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), foi um sucesso comercial e de relacionamento. A avaliação é das 12 marcas verde-amarelas que participaram da ação realizada entre os dias 5 e 9 de março nas cidades de Cali e Medellin.
A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Maria Patrícia de Freitas, ressalta que, in loco, foram comercializados mais de 30 mil pares de calçados, o que gerou US$ 458 mil. “Já para os próximos meses, em negócios que ficaram alinhavados no evento, devem ser gerados outros US$ 974 mil”, conta.
Segundo a analista, a ação foi um sucesso comercial de de relacionamento com o mercado local, já que gerou muitos contatos novos com grandes players da Colômbia. “Já promovemos esse formato de ação, de showroom, na Rússia. Trata-se de uma iniciativa que vem dando certo, pois traz um cliente mais focado para a efetivação de negócios”, avalia, destacando ainda a presença da imprensa colombiana, o que deu uma grande visibilidade ao calçado nacional.
Evento focado
Para César Rodrigues, do departamento comercial da Awana Brasil, a iniciativa foi satisfatória, especialmente porque trouxe um público qualificado, de poder de decisão, o que dificilmente seria alcançado numa grande feira comercial. “A ação colocou os maiores players do mercado colombiano em um evento menor, mais focado nas negociações. Quando vamos para uma feira comercial, por exemplo, ficamos torcendo para o cliente entrar no estande. Quando entra, muitas vezes é um relacionamento muito impessoal. No showroom tivemos a possibilidade de realizar um contato mais direto e, portanto, promissor”, comenta.
O representante comercial da Ferracini, Paulo Petry Júnior, reforça a avaliação de satisfação com o evento. Segundo ele, desde o planejamento da ação até a participação foi fundamental o apoio tanto da Abicalçados, por meio do Brazilian Footwear, quanto da agência de Matchmaking e Relações Públicas do projeto na Colômbia, que conseguiu trazer alguns dos maiores compradores do mercado local, bem como grandes veículos de comunicação. “Os visitantes vieram muito focados, sabendo o que queriam. Isso foi fundamental”, frisa.
Colômbia
Atualmente o 8º maior mercado internacional para o setor, a Colômbia já importou mais de US$ 4 milhões em calçados brasileiros no primeiro bimestre de 2018, valor estável em relação aos dois primeiros meses de 2017. Como o país é um grande importador desses produtos – dos mais de 100 milhões de pares consumidos anualmente, cerca de 50% são importados -, trata-se de um mercado promissor para o calçado brasileiro.
De acordo com Maria Patrícia, além do crescimento econômico registrado pelo país nos anos recentes, e a ascensão da classe média, é também aliado do calçado verde-amarelo a similaridade cultural e o clima. “As marcas brasileiras têm um mix interessante e que agrada o comprador colombiano”, pontua a analista.
Participaram da ação na Colômbia as marcas Hotion, Awana Brasil, Pimpolho, Freeway, Sandálias da Lua, Ferracini 24h, Ala, Zatz, Di Valentini, Raphaella Booz, Kidy e Klin.
Sobre o Brazilian Footwear:
Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil. Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de marcas brasileiras de calçados através de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem voltadas ao mercado internacional. Conheça: brazilianfootwear| abicalcados