PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE EMPRESAS FOI LANÇADO NO RJ



PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE EMPRESAS FOI LANÇADO NO RJ

 

No dia 13 de maio foi lançado na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio) o Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Núcleo de Pesquisas em Negócios Internacionais da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica (NUPIN/IAG–PUC-Rio). O objetivo do Projeto é capacitar empresas para a exportação. O lançamento aconteceu durante um evento que reuniu representantes de órgãos com atuação nacional e estadual que trabalham para promover as exportações de produtos e serviços produzidos por empresas do Rio de Janeiro.

 

O PEIEX vai atender, ao longo dos próximos dois anos, 230 empresas cariocas de setores como tecnologia da informação e comunicação, petróleo e gás, gema e joias, economia criativa, energia elétrica, construção civil, alimentos e bebidas, têxtil e moda, máquinas e equipamentos e cosméticos e higiene pessoal. O Investimento é de R$ 1,7 milhão, sendo 70% do valor aportado pela Apex-Brasil e 30% pela Nupin/IAG. As empresas terão acesso a diagnóstico de produtos e serviços, gratuitamente, a fim de apresentar soluções para a melhoria de seu desempenho competitivo.

 

Na fase de diagnóstico, o empresário recebe um relatório que identifica pontos positivos na linha de produção da empresa e, também, problemas em áreas que necessitam de aprimoramento. Posteriormente, o PEIEX promove a implementação das melhorias necessárias.

 

Uma vez habilitadas, as empresas passam para uma segunda fase, podendo ser atendidas no âmbito dos Projetos Setoriais que a Apex-Brasil executa em parceria com entidades representativas de mais de 80 setores da economia brasileira.

 

A coordenadora de Competitividade da Apex-Brasil, Adriana Rodrigues, destaca o importante papel da Agência no apoio dado às empresas para que acessem mercado externos: “Durante um ano e meio, extensionistas vão até as empresas para avaliar processos e desenvolver soluções para fortalecer o negócio para que aquele empreendedor consiga alcançar novos mercados”. Ela elenca outros instrumentos oferecidos pela Apex-Brasil, como projetos de inovação e design e o programa de sustentabilidade que auxilia micro e pequenas empresas com soluções inovadoras para exportar. “A Agência tem uma atuação marcante com empresas de diferentes partes, passando das grandes até as startups”, observa.

 

Entre as ações a serem implementadas no estado, em apoio ao empresário que deseje participar do comércio exterior, há o Encontro de Negócios Brasil-França da FIRJAN, o Curso sobre Barreiras Técnicas do INMETRO, Palestra Exportafácil dos Correios, Curso de Pagamentos Internacionais da FUNCEX, Pesquisa de mercado e videoconferência com os Setores de Promoção Comercial do Ministério dos Relações Exteriores, o Curso de exportação para empresário de pequeno porte do Ministério da Indústria e Comércio e Serviços, a Oficina SEBRAETEC do SEBRAE.

 

O Rio de Janeiro conta com o Comitê Gestor do Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), composto pela AEB, ACRio, Banco do Brasil, BNDES, CAIXA, Correios, FIRJAN, FUNCEX, INMETRO, Instituto NUPIN/PUC, SEBRAE, SENAC e Governo do Rio de Janeiro (Secretaria do Desenvolvimento e Casa Civil), e é responsável por monitorar o desempenho do programa com as empresas estaduais.