PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM NEGÓCIOS DA ESPM INICIA 2ª EDIÇÃO



PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM NEGÓCIOS DA ESPM INICIA 2ª EDIÇÃO

 

O curso de Relações Internacionais da ESPM e a Global Jr. ESPM (agência experimental gerida por alunos do curso de Relações Internacionais sob a coordenação e orientação de docentes), em parceria com entidades setoriais conveniadas com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), lançam a segunda edição do Programa de Capacitação em Negócios Internacionais (PCNI)Exportação, uma proposta inovadora na área de negócios internacionais no Brasil.

 

A segunda edição conta com a parceria inédita da Euromonitor para desenvolver leituras de mercado, uma das maiores multinacionais no provimento de informações mercadológicas do mundo, presente em 80 países. Além da parceria nos workshops, o participante do projeto tem desconto na contratação dos serviços da Euromonitor para auxiliá-lo na análise de seu mercado alvo. 

 

Ao longo da primeira edição do programa, a principal demanda identificada pela equipe ESPM foi a necessidade de os empresários pensarem a exportação não como um evento, mas uma atividade, um processo. “Não se trata apenas do ‘eu quero exportar’, nós precisamos desenvolver um passo anterior, de mentalidade, de estratégia, nesse sentido, nosso programa não é meramente a apresentação de conteúdo, os empresários não vão apenas aprender a fazer uma venda para o exterior, sairão daqui com a visão estratégica de iniciar uma atividade exportadora”, afirma Diego Coelho, coordenador da Global Jr. ESPM.

 

Com o sucesso da primeira edição, o programa saltou de seis entidades parceiras para dezesseis, com participação de empresas representando oito delas: ABBA, ABIGRAF, ABILUX, ABICAB, ABIMAPI, ABIMAQ, ABIEPAN E INP.

 

O programa, que em sua primeira edição capacitou executivos de 34 empresas representantes de seis entidades setoriais diferentes, é fundamentado na metodologia de aprendizagem ativa e incentiva seus participantes a refletir e elaborar diretrizes estratégicas para temas prioritários às estratégias de internacionalização via exportação, tais como: Análise da Empresa/Produto; Promoção Comercial e Eventos Internacionais; Inteligência de Mercado; Negociações Internacionais, Logística, Regimes Aduaneiros e Marketing internacional.

 

Todo o seu conteúdo é direcionado à elaboração de um Plano de Iniciativas Estratégicas à Exportação e submetido a uma banca consultiva, com objetivo de debater suas propostas, conteúdo e viabilidade. Ao final, três projetos empresariais são destacados nas categorias ouro, prata ou bronze.

 

O projeto vencedor da primeira edição foi da Village. “O programa, aliado à credibilidade da escola, atendeu a nossa expectativa. Conseguimos identificar coisas que precisavam ser mudadas e agora estão no caminho certo, além de mostrar algo que não enxergávamos dentro da Village. Procuramos fazer tudo o que os professores nos passaram, fizemos todos os diagnósticos internos e deu certo. Se a empresa quer, é possível. Foi difícil desde a primeira aula, foram vários trabalhos e no final deu certo. Um excelente curso” destacou Michelle Krynski, da Village.

 

Para Diego Coelho, o objetivo do projeto é analisar a exportação como uma estratégia de inserção comercial internacional. “Provocamos nos participantes o desenvolvimento da capacidade crítica e estratégica para pensar a exportação. Não conduzimos um curso, não ministramos apenas aulas. Trabalhamos com a ideia de participação ativa dos empresários, em programa que sugere uma perspectiva de negócios internacionais a partir da mentalidade do empresário. Assim, ainda que as empresas participantes estejam em momentos diferentes, abordamos questões que são recorrentes a todas”, explica Coelho.

 

Além de workshops e debates, os participantes do programa têm direito a atendimentos individuais com consultores e professores da Global Jr. ESPM, que os assessoram na formulação do projeto, da mesma forma que encurtam as distâncias entre o conhecimento acadêmico, as empresas e os negócios internacionais.

 

 

Sobre a ESPM

Fundada em 1951 com o nome Escola de Propaganda do MASP e sob o slogan ‘Ensina quem faz’, a ESPM tinha como filosofia, mantida até hoje, reunir profissionais do mercado para ministrar seu curso, associando a prática com a teoria. Em pouco tempo já era reconhecida como uma das principais instituições de ensino do País.

A partir de 1974, deu início à sua expansão, inaugurando a ESPM Rio, no Rio de Janeiro. Em 1978 viriam os cursos de pós-graduação e, em 1985, inaugurou a ESPM Sul, em Porto Alegre. Considerada um centro de excelência no ensino de Comunicação, Marketing e Gestão, a oferta de novos cursos de graduação era o caminho natural a ser seguido. E desta forma, a ESPM ampliou seu portfólio: Administração (1991); Design (2004); Relações Internacionais (2006); Jornalismo (2011); e Sistemas de Informação em Comunicação e Gestão (2014); Cinema e Audiovisual (2015); e Ciências Sociais e do Consumo (2015). O início do século XXI também ficou marcado pela introdução dos programas de mestrado e doutorado.