PROGRAMA DE MÚSICA BRASILEIRA SERÁ TRANSMITIDO NA BRITISH AIRWAYS
Focado na exportação de música, o Brasil Music Exchange (BME) adicionou uma ação ao seu projeto de exportação desenvolvido pela entidade BM&A – Brasil Música e Artes, em parceria com a Apex-Brasil. Com a participação e produção da empresa britânica Folded Wing, o BME acabou de lançar seu primeiro programa de rádio que levará o mesmo nome do projeto “Brasil Music Exchange” com a proposta de divulgar a nova cena musical brasileira.
O programa é mensal, com uma hora de duração e totalmente focado na música contemporânea produzida no país. Além das faixas de estúdio, também participam eventualmente convidados especiais, como o cantor Ed Motta e a rapper Carol Konka que gravaram entrevistas para o programa, e são transmitidas sessões ao vivo e playlists especiais.
Qualquer internauta pode ter acesso ao programa, além dos clientes da British Airways, que irá transmiti-lo a partir de maio para mais de um milhão de passageiros por mês. Na internet, pode-se ouvi-lo no Mixcloud (mixcloud.com/brazil), no próprio site do Brasil Music Exchange (bma.org.br/brmusicexchange). A British Airways e o Mixcloud pagam direitos autorais para a entidade PRS no Reino Unido.
A programação musical é de Karen Pearson, fundadora da Folded Wing, e da radialista Jody Gillet que também é responsável pela apresentação do programa. Jody é a representante do BME no Reino Unido e vive em Londres, o que ajuda a ambientar os ouvintes europeus. No programa, a radialista sempre procura dar uma introdução interessante às músicas, o que traz conteúdo e uma apresentação de qualidade. Jody trabalha há mais de 15 anos com o cenário de música independente e é editora de música do site e da revista franceses Mondomix.
A primeira série de programas apresenta o cenário musical das 12 cidades que irão sediar os jogos da Copa do Mundo, começando por Recife, Rio, Salvador, São Paulo, Manaus, Fortaleza e Natal. Três programas já foram ao ar, e transmitiram músicas de artistas como Karol Conka, OQuadro, Siba, Tulipa Ruiz, Criolo e Nação Zumbi.
“Mesmo com todas as possibilidades de se descobrir música hoje em dia, a rádio continua sendo a maior influência e inspiração para fãs no mundo todo”, explica David McLoughin, Gerente de Relações Internacionais do Brasil Music Exchange. “E como o Reino Unido é ainda hoje a grande referência em rádio, decidimos produzir o programa lá,” conta.
Para Karen Pearson, “o programa será uma grande oportunidade para os artistas divulgarem sua música pelo mundo inteiro”. Karen já produziu o cultuado programa do radialista e DJ Gilles Peterson na BBC. A Folded Wing hoje produz o programa de Jamie Cullum, veiculado na França, Canadá, EUA, Japão entre outros países, e também a série The Selector, em parceria com a British Council e veiculada para mais de 4 milhões de ouvintes em 40 países. “A The Selector serviu de modelo para o programa Brasil Music Exchange por ser distribuída para muitos países e divulgar as novidades da musica britânica”, explica David.
A ideia do programa surgiu a partir da análise de diversos relatórios sobre a execução da música pelo mundo. “Em 2012 a França gerou 82 milhões de Euros segundo a SACEM em execução pública” conta David, “enquanto o Brasil, em comparação com esse valor, não chega a 1%” avalia.
Segundo ele, antigamente as gravadoras e editoras eram as maiores responsáveis pela divulgação da música nacional lá fora, através da distribuição de material para seus parceiros e rádios pelo mundo. Com as mudanças no setor nos últimos 10 anos, essas conexões se perderam.
“Analisei também os ‘college radios’ nos Estados Unidos e percebi que a programação das rádios americanas até hoje é principalmente bossa nova, jazz e MPB dos anos 80”, analisa. “A rede WMCE da Europa sempre promove as novidades da música brasileira, mas ainda é pouco”, diz.
A estratégia de distribuição do programa é oferecê-lo às 60 redes de rádios da Folded Wing e, principalmente, contatar outras estações e plataformas relevantes pelo mundo que se interessem pela nova música produzida no Brasil.
“Nosso objetivo é oferecer uma grande variedade de entretenimento para nossos clientes. Neste verão, todos os viajantes em nossos voos, empolgados em chegar ao Brasil, poderão ir entrando no clima com uma seleção do melhor da música brasileira, compilada e apresentada pelos verdadeiros especialistas na cena local", comenta Richard D´Cruze, gerente de entretenimento de bordo da British Airways.
Artistas e selos brasileiros que desejem participar poderão enviar links de serviços como o SoundCloud para o email radio@bma.org.br .
Brasil Music Exchange:
Desenvolvido pela associação BM&A – Brasil Música e Artes, em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o projeto de exportação de música vem sendo realizado desde 2003, mas a partir de 2010 ganhou novo formato e passou a ser chamado de Brasil Music Exchange. Desde a sua criação, tem como objetivo conectar empresas brasileiras que trabalham com a música como centro de seus negócios com empresas internacionais, estimulando a exportação.
Participando atualmente de 5 feiras internacionais, o projeto possibilita a apresentação de diversos artistas brasileiros; produz e distribui CDs promocionais e discos virtuais, com conteúdo exclusivamente nacional; viabiliza a vinda de profissionais de mídia e compradores internacionais ao Brasil, para o encontro com produtores musicais brasileiros e artistas; realiza seminários de sensibilização e workshops; produção de duas newsletters (nacional e internacional) com informações sobre o mercado musical; e conta com o trabalho de dois consultores internacionais instalados na Europa e nos EUA.
http://bma.org.br/brmusicexchange/
Sobre a BM&A:
Fundada em julho de 2001, a BM&A – Brasil Música e Artes, foi criada com o objetivo de encorajar e organizar ações de difusão internacional de música brasileira, atraindo divisas ao Brasil, além de dar suporte às exportações de outros produtos, através da ação cultural no exterior. Atuando em toda cadeia produtiva da música, a BM&A se firmou em ações que visassem adaptar a nossa indústria para as novas realidades do negócio da música. Desde 2003 atua em parceria com a Apex-Brasil, desenvolvendo o projeto que a partir de 2010 passou a se chamar Brasil Music Exchange.
http://bma.org.br/site/