PROGRAMA DE SEGMENTAÇÃO DO BRAZILIAN LEATHER EM PAUTA



 

Representantes de doze empresas do ramo de couros e peles, a maioria de São Paulo, estiveram reunidos com o Centro das Indústrias de Curtume do Brasil (CICB) no último dia 18 de junho, em Franca/SP. O encontro teve como pauta o programa de segmentação do Brazilian Leather, projeto setorial de internacionalização do setor gerenciado pelo CICB em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

 

 A segmentação dos curtumes é uma ação recém iniciada pelos gestores do Brazilian Leather. A proposta é, a partir de avaliações quantitativas e qualitativas, classificar as companhias do ramo de acordo com sua maturidade exportadora. A reunião serviu, portanto, para explicar às empresas cada um dos critérios de nivelamento.

 

 Conforme o presidente executivo do CICB, José Fernando Bello, a participação dos curtumes na reunião demonstrou que os empresários querem aprimorar-se para consolidar vendas no exterior. “As empresas estão interessadas. Algumas querem iniciar-se nas exportações, outras ganhar novos mercados. Nossa intenção é nivelá-las para oferecer o tipo de auxílio exato que cada uma delas precisa para impulsionar suas remessas para outros países”, explica.

 

 Nos dias que antecederam o encontro, o CICB realizou visitas a curtumes locais para falar de produção e negócios e estar mais a par das necessidades da indústria. Receberam a entidade em suas plantas: Couroquímica, Curtume Boi Santo, Curtume Cubatão Ltda, Curtume Della Torre e Curtume Santa Croce.

 

A próxima reunião de segmentação ocorre no dia 25 de junho, em Novo Hamburgo/RS. Para a ocasião são esperadas 54 empresas do setor coureiro.