PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO MICSUL COMEÇA NESTA SEGUNDA EM BOGOTÁ



PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO MICSUL COMEÇA NESTA SEGUNDA EM BOGOTÁ

O Teatro Cólon de Bogotá, na Colômbia, será palco de um encontro dedicado ao empreendedorismo cultural. Na noite desta segunda-feira, (17/10), o teatro abrigará a cerimônia de abertura da 2ª edição do Mercado de Indústrias Culturais do Sul (Micsul), que segue até o dia 20 de outubro na capital colombiana. Estarão presentes empreendedores culturais de, ao menos, 10 países da América do Sul.

 

O mais importante encontro voltado a mercados culturais e criativos da América do Sul contará com a participação de 60 empreendedores brasileiros, selecionados por meio de edital elaborado em parceria entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

 

"A cultura se coloca, mais uma vez, como uma ferramenta importantíssima para o desenvolvimento de um continente solidário. Mais uma vez, os empreendedores culturais se reúnem para que possamos fazer um efetivo intercâmbio entre modelos, entre experiências que nós tenhamos desenvolvido em nosso continente", destacou o ministro da Cultura, Marcelo Calero.

 

Além de participar de uma série de reuniões com autoridades, o ministro comparecerá à inauguração do Instituto Brasil-Colômbia, acompanhado do secretário da Economia da Cultura, Claudio Vasconcelos. O secretário ainda se reúne com autoridades de indústrias culturais dos países sul-americanos para debater o tema Indústrias Criativas como Eixo do Desenvolvimento Econômico da América Latina e do Caribe. A comitiva brasileira também participa do VIII Seminário de Sistemas de Informação Cultural (SICSUL) e da Conferência Acadêmica sobre a Importância dos Direitos Autorais no Desenvolvimento das Indústrias Criativas.

 

Atuação brasileira 

Dez profissionais selecionados de seis setores diferentes – artes cênicas, audiovisual, editorial, música, design e animação e games – representarão o País no evento, onde terão a oportunidade de promover seus negócios e contribuir para o fortalecimento da cultura brasileira no exterior. 

 

Se somam a eles a estilista paulistana Fernanda Yamamoto, que levará modelos autorais para um desfile, e artistas como o cantor e compositor pernambucano Siba, o duo Nina Wirtti e Luís Barcelos, e a São Paulo Companhia de Dança. Em uma programação paralela, a "Off Micsul", os presentes contarão com apresentações do grupo #Passinho e do Circo Girassol, de Porto Alegre (RS).

 

Cerca de três mil profissionais são esperados em quatro dias de evento. Micro e pequenos empreendedores poderão fazer parte de rodadas de negócios, cafés setoriais, desfiles de moda, showcases de música e artes cênicas e visitar estandes institucionais, além atuar em fóruns de discussão. Compradores da América do Norte, África, Ásia e Europa também são esperados.

 

Sobre o Micsul

Criado com o intuito de promover intercâmbio de conhecimento, produtos e serviços culturais e criativos, o Micsul é uma iniciativa dos Ministérios da Cultura de 10 países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Em 2018, o Brasil sediará a terceira edição do evento. A primeira edição foi realizada em maio de 2014, em Mar del Plata, na Argentina. A próxima edição do Micsul, em 2018, será no Brasil.