PROJETO BRAZILIAN PUBLISHERS APOIA SEMINÁRIO EM EVENTO



PROJETO BRAZILIAN PUBLISHERS APOIA SEMINÁRIO EM EVENTO

 

No dia 3 de maio, a Câmara Brasileira do Livro (CBL), por meio do projeto Brazilian Publishers, uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), promoveu o seminário “A experiência francesa sobre gestão de livrarias”. O evento foi organizado pelo Escritório Internacional da Edição Francesa (BIEF) e pelo Escritório do Livro da Embaixada da França no Brasil, e contou com o apoio da Associação Nacional das Livrarias (ANL), Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL), Livraria da Travessa e a Liga Brasileira de Editoras (LIBRE).

 

A principal discussão do seminário foi a Lei do Preço Fixo do livro. “Apoiamos a Lei do Preço Fixo do livro como forma de ter um mercado editorial saudável. A Câmara Brasileira do Livro incentiva a leitura desde sua fundação, há 70 anos. Entendemos que uma política que organize o setor seja benéfica a todos, principalmente ao leitor”, comenta Luís Antonio Torelli, presidente da CBL.

 

Para Marcos da Veiga Pereira, presidente do Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL) “precisamos encarar a reorganização do nosso setor como uma questão de sobrevivência e de crescimento sustentável”. Para ele, mudanças como a implementação do preço fixo do livro só vão agregar benefícios ao mercado editorial. Bernardo Gurbanov, presidente da Associação Nacional das Livrarias (ANL) comenta: “Assim como o poder público cobra impostos, temos que cobrar o sucesso das políticas educacionais e de formação de leitores”.

 

“A lei do preço fixo na França permitiu a ascensão de livrarias pequenas, de qualidade, mesmo fora dos grandes centros”, complementa Philippe Touron, da Livraria Gallimard. Implementado na França há 35 anos, o preço fixo do livro possibilitou que pequenas livrarias sobrevivessem às políticas agressivas de preço das grandes cadeias. O benefício foi além e trouxe novo ânimo ao segmento, com o surgimento de livrarias e a pulverização de pontos de vendas por todo o país.