PROJETO BRAZILIAN RICE AVALIA OS RESULTADOS DE 2017
Com dados estatísticos de comércio internacional já finalizados de janeiro a dezembro de 2017, as indústrias exportadoras de arroz avaliam os resultados das exportações de arroz beneficiado obtidos no último ano.
Os volumes de arroz beneficiado exportados pelas empresas apoiadas superam o ano de 2016 em 20%. O projeto representa 79% das exportações brasileiras de arroz beneficiado e em 2017 atingiu 49 destinos.
Segundo o gerente do projeto, Gustavo Ludwig, os resultados demonstram que as ações realizadas pelo projeto estão surtindo o efeito esperado, que é a abertura e manutenção de mercados estratégicos, posicionando nosso arroz como um produto de qualidade diferenciada. “As perspectivas são de seguir crescendo os volumes exportados nos próximos anos, diversificando número de mercados, fidelizando clientes e consumidores no exterior”, afirma.
Analisando o setor integralmente, além dos resultados do projeto, em 2017 também apresentou dados expressivos no mercado internacional.
Países da América do Sul são os maiores destaques nos embarques brasileiros do cereal. Segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC/AliceWeb), as exportações de arroz para o Peru em 2017 superam os valores de 2016 passando de 37 mil TON de 2016 para 43 mil TON em 2017 no arroz branco e 20 mil TON de 2016 para 34 mil TON em 2017 no arroz parboilizado.
Outro destaque que chama a atenção é a Venezuela que apesar da grave crise socioeconômica que vive aumentou em mais de 15 mil TON as compras de arroz branco de 2016 para 2017.
No geral, as exportações de arroz branco cresceram em 25% o volume exportado em 2017 em relação a 2016, chegando a um total de 163,4 mil TON.
Sobre o Brazilian Rice
O projeto tem como objetivo aumentar e consolidar as exportações brasileiras de arroz beneficiado, tornando o Brasil um player reconhecido no comércio internacional pela sua qualidade e capacidade produtiva. É realizado pela Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), contando com uma série de ações com foco comercial e de aprimoramento da imagem do produto brasileiro em mercados estratégicos. Informações: www.brazilianrice.com.br.