PROJETO CARNAVAL: US$ 600 MILHÕES DE EXPECTATIVA DE NEGÓCIOS
Os resultados são quase o dobro dos 340 milhões previstos para os próximos 12 meses
O Projeto Carnaval realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) trouxe 296 convidados estrangeiros ao Brasil entre os dias 24 de fevereiro a 11 de março. Importadores e formadores de opinião de mais de 50 países participaram de quase 160 agendas de negócios em diversos estados brasileiros, como seminários e palestras, visitas técnicas a fábricas, fazendas, hospitais, galerias de arte e lojas, com o objetivo de conhecer de perto os produtos e as empresas brasileiras, estreitar relacionamento comercial e fechar negócios.
O resultado dessa ação foi de US$ 628 milhões em expectativa de negócios para os próximos 12 meses, quase o dobro dos US$ 340 milhões previstos para as 169 empresas brasileiras participantes – 45 empresas trouxeram convidados estrangeiros e outras 124 receberam visitas e participaram de reuniões de negócios. O projeto teve ainda a participação de 31 entidades setoriais representando produtos como carne bovina, arroz, biscoitos, vinhos, balas e confeitos, mel, cachaça, frutas, genética animal, produtos para animais de companhia, softwares, soluções de TI, biotecnologia, equipamentos médico-hospitalares e odontológicos, medicamentos, cosméticos, joias e bijuterias, componentes para calçados, estilistas, têxteis, calçados, equipamentos esportivos, máquinas industriais e para panificação, eletroeletrônicos, plásticos, chuveiros, pisos, móveis, tubos e conexões, além de serviços de design, produtoras de TV e audiovisual, arte contemporânea, artesanato e franquias.
A empresa Lorenzetti trouxe cinco compradores de empresas do Equador, Trinidad e Tobago e Quênia. “Conseguimos triplicar um contrato que já tínhamos com a empresa de Trinidade e Tobago. Além dos chuveiros que já haviam pedido, ao visitar a fábrica incluíram torneiras e peças plásticas, que elevaram a venda para US$ 128 mil”, disse Jun Edson Omori, representante da Lorenzetti. Segundo ele, a agenda do Projeto Carnaval também proporcionou um incremento de 20% nas vendas com um pedido imediato de US$ 85 mil. “Sem o convite para o carnaval, o esforço seria muito maior e talvez não chegássemos a esse resultado”, completou.
A empresária Beatriz Willhelm Dockhorn, da Bia Brazil, fechou durante as reuniões do Projeto Carnaval dois acordos para abrir a primeira franquia da marca no México e no Chile. “A primeira loja será aberta na Cidade do México, onde fizemos no final do ano passado uma promoção na rede de departamentos Palacio de Hierro que elevou as nossas exportações para o pais em 40%”, disse Beatriz. A distribuidora mexicana Rebeca Andrade já representa a Bia Brazil no México há oito anos e está animada com a abertura da franquia. “A franquia vai posicionar melhor a marca e aumentar as vendas já a partir de 2014, acredito que vamos vender uns 30% a mais já no primeiro ano com uma única loja e depois, abriremos em outras cidades “, estima Rebeca.
Já a Gnatus praticamente triplicou o valor anual e vendas ao cliente da Romênia que trouxe ao Projeto Carnaval. A empresa Sitea fechou um contrato de quase U$$ 300 mil em equipamentos para consultórios odontológicos. A empresa exporta entre 35% a 40% da produção. “Somos hoje a única marca brasileira de equipamentos odontológicos na Romênia e temos ganhado espaço no mercado, por causa da qualidade dos nosso produtos. Esse único contrato representa 10% do faturamento de 2014 com vendas para a Europa”, comenta o gerente da Gnatus, Paulo Buzzato Dobes.
“A Romênia tem muitos produtos chineses mais baratos, mas também de baixa qualidade. Preferimos os brasileiros que são um pouco mais caros, mas oferecem uma qualidade que vem crescendo a cada ano e ainda a facilidade de peças de reposição. Temos aqui um parceiro confiável, que inova e nos oferece negócios sustentáveis e também estamos abertos a negociar com outros fornecedores brasileiros”, disse a gerente da Sitea, Raluca Honciuc.
Os participantes também acompanharam o desfile das escolas de samba no Rio de Janeiro, em um ambiente preparado para receber os convidados como uma casa brasileira, com móveis e decoração de empresas e artistas nacionais. Os alimentos servidos aos convidados foram usados para divulgar os produtos brasileiros.
Sobre o Projeto – O Projeto Carnaval é uma inovadora iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) que capitaliza a grande visibilidade do Carnaval brasileiro no mundo para atrair compradores, formadores de opinião e investidores estrangeiros ao Brasil.
Realizada em parceria com entidades de diversos segmentos da economia, a ação intensifica o relacionamento entre empresas brasileiras e internacionais, por meio de rodadas de negócios e visita a indústrias e pontos de venda em vários estados brasileiros antes, durante ou depois do Carnaval.
O projeto é realizado desde 2009 já teve a presença de mais de 1.500 convidados gerando negócios para mais de 35 setores da economia brasileira.
Mais informações: imprensa@apexbrasil.com.br (61) 2027 0775