PROJETO COMPRADOR DO BME GERA US$300 MIL EM NEGÓCIOS



PROJETO COMPRADOR DO BME GERA US$300 MIL EM NEGÓCIOS

Entre os dias 2 e 6 de dezembro, o Brasil Music Exchange (BME) – programa de exportação realizado pela Brasil, Música e Artes (BM&A) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) – trouxe a São Paulo seis compradores da França, Alemanha e México para a Semana Internacional de Música (SIM SP). O grupo teve contato com 27 empresas nacionais, gerando US$ 300 mil em potenciais negócios.

 

Dentro da programação oficial do evento, os profissionais participaram de speed-meetings com bandas e empresas brasileiras, ministraram painel sobre globalização dos grandes festivais de música e assistiram a showcases. Além disso, tiveram uma agenda especial organizada pelo BME: apresentações de Tulipa Ruiz (sexta-feira, 04) e Marcelo Jeneci (sábado, 05), nos Sesc Bom Retiro e Belenzinho, respectivamente; showcases de Curumin, Ully Costa e Aláfia (sexta-feira, 04); e, no domingo (6), almoço que permitiu o encontro dos compradores com as empresas associadas ao BME, e contou com apresentações de Duo Siqueira Lima, Índio Cachoeira, Dani & Debora Gurgel Quarteto, Jorginho Neto e DJ MAM.

 

“Estou impressionado como o mercado brasileiro passou a ser mais organizado em comparação com os últimos anos. Fazendo parte de uma associação que dá foco em negócios internacionais, os empresários trocam informações e claramente estão querendo crescer juntos”, explica Heikki Stefan, da Eiden Music Agency, da Alemanha.

 

Para Chris Eckman, do selo alemão Glitterbeat, a programação permitiu o conhecimento de diferentes estilos. “Já trabalho com música brasileira há algum tempo e sempre a posicionei como World Music. O que percebi durante toda esta experiência proporcionada pelo Brasil Music Exchange e SIM SP é que há algo que vai além. O Brasil possui uma cena musical completa”, destaca.

 

Ele também acredita que o mercado de World Music está mudando, aceitando algo que vai além do regional. “Jovens empresários entram no mercado mundial, trazendo uma nova visão e trabalhando de forma positiva todos os estilos e gêneros. Com esta diversidade, o Brasil está muito bem-posicionado”, completa.

 

Esse é o primeiro projeto comprador realizado pelo BME no novo convênio, que começou em outubro deste ano e segue até o final de 2017. A ação marca uma nova abordagem do projeto. “Para organizar tudo o que foi apresentado nesta última semana, tivemos um profundo envolvimento com as empresas associadas. Cada um assumiu um papel importante no processo de organização e decidimos em conjunto quem seriam os convidados internacionais mais interessantes. Com isso, o resultado geral foi bem positivo, superando nossas expectativas. Mas sempre temos ótimas lições aprendidas, então, vamos continuar aperfeiçoando este processo para que ao longo deste ciclo 2015 – 2017 do Brasil Music Exchange consigamos fomentar ainda mais a exportação de música”, finaliza o gerente do Projeto, Leandro Ribeiro.

 

Workshop sobre exportação de música

Sob o título, “Exportação de Música: entenda quais são os caminhos para realizar negócios fora do Brasil”, o gerente do projeto Leandro Ribeiro e o consultor internacional David McLoughlin realizaram workshop com cerca de 60 participantes interessados em saber como se preparar para o mercado internacional e entender de que forma o Brasil Music Exchange trabalha para auxiliar esse processo.

 

“Em um evento com tantas atividades interessantes acontecendo simultaneamente, nos surpreendeu a alta procura dos empresários sobre o tema. Tivemos casa cheia. Isso mostra que o mercado nacional está cada vez mais amadurecido e o investimento em exportação é exemplo disso”, comenta Leandro.

 

O projeto ainda realizou atendimento ao público durante os dias 02 e 05 de dezembro para explicar o programa Brasil Music Exchange aos participantes da SIM SP e prospectar novos associados. 

 

Para mais informações sobre o Brasil Music Exchange, entre em contato com Leandro Ribeiro, gerente do projeto, leandro@bma.org.br