PROJETO COMPRADOR GERA US$ 100 MIL PARA CALÇADISTAS



PROJETO COMPRADOR GERA US$ 100 MIL PARA CALÇADISTAS

O Projeto Comprador Vip, realizado no âmbito do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), deve gerar US$ 107 mil em negócios. A ação foi realizada entre os dias 12 e 21 de novembro, com agendas em fábricas gaúchas e de São Paulo, além da participação na feira calçadista gramadense Zero Grau. 

A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Pontin, destacou que, embora no relatório conste US$ 107 mil em negócios alinhavados durante a ação, o número deve ser maior, em função do potencial dos compradores presentes – os colombianos Totto e Bata, e dos Emirados Árabes Unidos, o Chalhoub Group. “No relatório constam as estimativas para os próximos seis meses, mas o relacionamento encaminhado com a iniciativa pode gerar muitos frutos”, disse Paola. 

Segundo a analista, o grupo Totto está presente em 55 países, além da Colômbia, em mais de 700 estabelecimentos – sendo 320 fora daquele país. Já o grupo Bata trabalha com produtos de maior valor agregado, com preço médio de US$ 20 o par, e conta com 12 lojas na Colômbia. O Chalhoub, por sua vez, tem mais de 500 lojas e importa mais de US$ 1 milhão por ano, especialmente de grandes marcas francesas e italianas.

Receptividade
A compradora do grupo Bata, Daniela Aristizabal, destacou a receptividade do projeto e a qualidade dos produtos brasileiros. “Já trabalhamos com o Brasil, mas queremos ampliar esse relacionamento. Fizemos pedidos de amostras de novos potenciais fornecedores”, disse. Totto, uma das maiores redes de varejo da Colômbia, também saiu satisfeita da iniciativa. “Os produtos são muitos qualificados”, avaliou Andrés Parra, comprador da empresa. 

Atualmente trabalhando com apenas um fornecedor brasileiro, o grupo Chalhoub também pretende ampliar o relacionamento com marcas verde-amarelas. “Temos a intenção de iniciar um trabalho com mais fornecedores já para a próxima temporada”, adiantou Reda Keddaji, comprador da rede. 

Esta edição do Projeto Comprador Vip foi realizada em dois momentos. O primeiro contou com visitas do grupo árabe a 13 fábricas no Rio Grande do Sul e em São Paulo. No segundo momento, os colombianos participaram da feira Zero Grau, ocorrida em Gramado/RS entre 19 e 21 de novembro. 

Sobre o Brazilian Footwear:
Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil. Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de marcas brasileiras de calçados através de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem voltadas ao mercado internacional. Conheça: www.brazilianfootwear.com.br | www.abicalcados.com.br/brazilianfootwear

Sobre a Apex-Brasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. Conheça: www.apexbrasil.com.br