PROJETO COMPRADOR GERA US$ 200 MIL PARA CALÇADISTAS
O Projeto Comprador Vip, realizado no âmbito do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), deve gerar US$ 200 mil em negócios para calçadistas participantes do Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), palco da ação. A feira, ocorrida em Gramado/RS, entre os dias 22 e 24 de maio, recebeu compradores da Colômbia e da Armênia.
A compradora Luz Mila Lopez, de grupo homônimo sediado na Colômbia – com três lojas em Ibague e uma em Bogotá -, ressaltou o desenho original e o conforto dos produtos apresentados na feira gaúcha. Somente no SICC foram comprados quase dois mil pares de calçados, que com um preço médio de US$ 15, o dobro do valor médio unitário exportado pelo Brasil, somou um total de US$ 50 mil em negócios. Para os próximos meses a tendência é de que o valor dobre, ou seja, chegue a US$ 100 mil com negócios alinhavados durante o evento. A coordenadora de Promoção Comercial da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, avalia a participação como positiva, especialmente no que diz respeito à abertura de novas marcas. “A compradora já trabalha com o calçado nacional e aqui aumentou ainda mais o seu portfolio”, destaca.
Já o comprador da Armênia, Rubén Lyan, do Basic Group, destacou a qualidade dos materiais e os valores praticados. Mesmo que durante a feira não tenha realizado nenhum pedido, o comprador levou muitas amostras, o que, segundo ele, deve gerar pedidos na ordem de US$ 100 mil ainda nos próximos meses. Segundo Letícia, o comprador ficou “impressionado com o que viu na feira”. “O comprador já havia entrado em contato conosco em 2016, quando indicamos algumas marcas brasileiras que atendiam a demanda específica dele. Ele começou então a trabalhar algumas dessas marcas e, diante de um resultado positivo, veio ao Brasil agora com a finalidade de conhecer outros potenciais fornecedores e ampliar o mix de produtos made in Brazil”, comenta. O comprador do Basic Group, que possui 16 lojas, 14 delas na Armênia e duas na Geórgia, foi convidado pelo escritório da Apex-Brasil em Moscou.
O Projeto Comprador Vip é uma ação do Brazilian Footwear, convênio que promove a exportação brasileira de calçados por meio de iniciativas de promoção comercial, de imagem e capacitação para internacionalização. Na edição do SICC, os compradores tiveram contato com coleções de primavera-verão de mais de 1,5 mil marcas de calçados.