PROJETO COMPRADOR SUPERA EXPECTATIVA NA APAS SHOW 2017



PROJETO COMPRADOR SUPERA EXPECTATIVA NA APAS SHOW 2017

O Projeto Comprador realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) na APAS SHOW 2017, que aconteceu de 2 a 5 de maio, em São Paulo, superou a expectativa de negócios inicial da Agência e fechou em cerca de US$ 96 milhões para os próximos 12 meses. A estimativa inicial era de US$ 82 milhões. Para o projeto, a Apex-Brasil reuniu 37 compradores estrangeiros de 23 países para fazer negócios com 150 empresas brasileiras previamente inscritas. A APAS SHOW 2017 é maior evento mundial do setor supermercadista.

A APAS SHOW 2017 atrai a atenção de compradores de todos os continentes interessados em produtos e serviços brasileiros. Os compradores estrangeiros que participaram do Projeto Comprador foram selecionados com base em critérios pré-estabelecidos pela Apex-Brasil, incluindo volume de negócios anual, realização de importação direta e participação em outras edições do evento.

Para o gerente de Exportação da Apex-Brasil, Christiano Braga, ter uma oferta exportável adequada e empresas preparadas para o mercado internacional é um dos fatores que impulsionaram as vendas das empresas brasileiras na feira. “Por isso, a Apex-Brasil realiza um trabalho de seleção e preparação dessas empresas para a APAS, bem como busca nos mercados externos perfis de compradores adequados e com interesse no produto brasileiro”.

Esse trabalho é realizado em parceria com os escritórios da Apex-Brasil no exterior e com a rede de embaixadas brasileiras ao redor dos mercados selecionados. Participaram da iniciativa compradores de: China, Estados Unidos, Canadá, Colômbia, Chile, Cuba, Argélia, República Dominicana, Egito, França, Geórgia, Cazaquistão, Quênia, Holanda, Peru, Paraguai, África do Sul, Espanha, Tanzânia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, Arábia Saudita e Uruguai. Além das rodadas de negócios, a Agência também organizou visitas técnicas para os compradores internacionais com objetivo de possibilitar que eles conheçam também a estrutura do setor no país.

APAS SHOW 2017 é promovida pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), parceira da Agência em ações de promoção comercial para os setores de Alimentos & Bebidas, Higiene & Limpeza, Casa & Construção (Plásticos) e Material Gráfico. A Apex-Brasil tem participado da APAS SHOW desde 2010. Em 2016, 31 compradores estrangeiros e 100 empresas brasileiras participaram do Projeto Comprador realizado no evento, quando foram negociados mais de US$ 76 milhões.