PROJETO COMPRADOR VIP GERA NEGÓCIOS DE US$ 1,6 MILHÃO NA COUROMODA



O Projeto Comprador VIP, promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) durante a Couromoda, entre 11 e 14 de janeiro, em São Paulo/SP, deve gerar mais de US$ 1,6 milhão em negócios para as 18 marcas visitadas. A iniciativa, que trouxe um comprador da Shoe Mart, rede de mais de 130 lojas dos Emirados Árabes Unidos, foi realizada no âmbito do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela entidade calçadista em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

 

A Shoe Mart já havia participado do Projeto Copa do Mundo FIFA, realizado durante o torneio mundial em 2014 e a iniciativa veio estreitar ainda mais os laços com a companhia considerada uma porta de entrada para a região do Golfo – a empresa tem lojas em Bahrein, Arábia Saudita, Qatar, Omã, Kuwait, Líbano, Iêmen, Jordânia e Egito.

 

A analista da Abicalçados, Patrícia Ledur, destaca o crescente potencial de importação da rede árabe que em 2013 comprou mais de US$ 47 milhões em calçados do exterior. “A rede passa por um reposicionamento e está buscando, no Brasil, calçados de maior valor agregado e com preços competitivos”, conta a analista. Em 2013, apenas 3% das importações da empresa tiveram como origem o Brasil, número que deve crescer nos próximos anos.

 

O gerente de exportação da Toni Salloum, de Franca/SP, Cícero Castro, destaca a qualidade do comprador trazido pela Abicalçados. “A entidade convidou a empresa certa, com grande número de lojas e poder de compra, sendo bastante representativa não somente nos Emirados, mas em toda a região do Oriente Médio”, avalia.

 

“O projeto comprador VIP é uma iniciativa inovadora do Brazilian Footwear, em que a ação se concentra em grandes compradores internacionais. Com isso, as vendas são otimizadas, pois são selecionadas para participar da ação exclusivamente as empresas cujos produtos atendem à demanda daqueles compradores”, afirma a gestora do Brazilian Footwear na Apex-Brasil, Mariana Gomes.

 

Mercado

 

Os mercados dos Emirados Árabes Unidos e da Arábia Saudita figuram entre os principais destinos dos calçados brasileiros. Em 2014, diante de um quadro de queda de 2,6% nos embarques, ambos os países aumentaram suas compras de calçados verde-amarelos. No ano passado, foram embarcados para os Emirados Árabes 1,84 milhão de pares por US$ 20 milhões, 20% mais do que em 2013. Para a Arábia Saudita o embarque de 2,3 milhões de pares gerou US$ 22 milhões, 42% mais do que no ano anterior.

 

 

 

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Assessoria de Comunicação da Abicalçados

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