PROJETO LATITUDE CONFIRMA AÇÕES DE INTERNACIONALIZAÇÃO



PROJETO LATITUDE CONFIRMA AÇÕES DE INTERNACIONALIZAÇÃO

 

A Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) anunciam a assinatura do 5º Convênio de Cooperação Técnico-Financeira para execução do programa Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad.

 

Celebrado para fomentar e promover o setor de arte contemporânea brasileira, o Convênio prevê a realização de 24 ações voltadas ao desenvolvimento e internacionalização das galerias de arte contemporânea, por meio de um projeto com valor total de R$ 4,7 milhões, somados recursos provenientes da Apex-Brasil e recursos de parcerias.

 

O programa Latitude é fruto da parceria entre a ABACT – Associação Brasileira de Arte Contemporânea, e a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, e volta-se para a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea através da criação de oportunidades de negócios e promoção da arte contemporânea brasileira no exterior. Atualmente, 45 galerias de arte do mercado primário participam do Latitude, representando mais de 1000 artistas.

 

Histórico e ações do Latitude

No início do Projeto Latitude, em 2007, o valor de exportação atingido pelas galerias associadas ao programa foi de cerca de USD 6 milhões. Em 2014, o volume exportado chegou a quase 34 milhões de dólares.

 

Somente no último convênio, 11 galerias foram introduzidas no mercado internacional com o apoio do programa Latitude, e mais de 30 galerias foram apoiadas pelo Projeto para participações em feiras internacionais, girando aproximadamente USD 11,1 milhões em negócios, com vendas de mais de 500 obras para 37 países e para pelo menos 22 instituições internacionais. A expectativa da equipe do Projeto é de ampliar estes números neste novo Convênio.

 

Além de ações contínuas de gestão e de comunicação, voltadas para o fortalecimento institucional, estão previstas outras 22 ações para o biênio 2015-2016, entre as quais, o apoio às galerias participantes em importantes feiras internacionais, como a Art Basel Miami Beach (EUA), ArtBO (Colômbia), entre outras; realização de Art Immersion Trips, por meio das quais o projeto recebe formadores de opinião, profissionais e colecionadores para vivenciar a cena cultural brasileira; capacitação das galerias para atividades específicas e para atuação no mercado internacional; e a realização de pesquisas setoriais e estudos sobre mercados específicos. O conjunto de ações tem como objetivo aumentar o resultado das exportações do mercado primário de arte contemporânea brasileira com uma visão de longo prazo.

 

Sobre

 

Latitude: Platform for Brazilian Art Galleries Abroad

Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad é um programa desenvolvido para promover a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea. Criado em 2007, o programa conta hoje com 45 galerias de arte do mercado primário localizadas em seis estados brasileiros, representando mais de 1000 artistas contemporâneos. Latitude é fruto da parceria entre a ABACT e a Apex-Brasil. Tem como objetivo criar oportunidades de negócios para o setor no exterior, através de ações de capacitação, apoio à inserção internacional e promoção comercial e cultural. Em seus oito anos de atuação, o programa evoluiu e cresceu significativamente: o volume das exportações das galerias do projeto Latitude cresce desde sua implementação, chegando a um aumento de mais de 560% em 2014, em relação ao ano de início do projeto. Mais informações: latitudebrasil.org

 

ABACT

ABACT – Associação Brasileira de Arte Contemporânea é uma organização sem fins lucrativos que visa promover e divulgar a arte contemporânea brasileira. Fundada por oito galerias em 2007, hoje conta com 51 associados em 8 estados brasileiros, e tem como missão promover oportunidades institucionais e comerciais, além de desenvolver mecanismos e propor políticas em conjunto com o Ministério da Cultura, o Ministério das Relações Exteriores, a Fundação Bienal de São Paulo, a Apex-Brasil e outras instituições para o desenvolvimento e expansão do mercado primário de arte contemporânea brasileira. Latitude é um dos principais projetos da ABACT.

 

Apex-Brasil

Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos é um órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, cuja missão é promover a exportação de produtos e serviços brasileiros, contribuir para a internacionalização das empresas brasileiras e atrair investidores estrangeiros para o Brasil. Por meio de ações realizadas em parceria com entidades setoriais, conhecidas como Projetos Setoriais (PS), a Apex-Brasil organiza amplas ações de promoção comercial, como delegações prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio para as empresas brasileiras que participam em grandes feiras internacionais e visitas de compradores e formadores de opinião estrangeiros, a fim de aprender sobre a estrutura de produção no Brasil, bem como outras ações e projetos especiais.

 

Mais informações para a imprensa:

Décio Hernandez Di Giorgi

Adelante Comunicação Cultural

www.adelantesp.tumblr.com

decio.di.giorgi@gmail.com

Tel.: (11) 3589 6212 / 9 8255 3338