PROJETO LATITUDE PROMOVE EVENTO SOBRE SISTEMA DE ARTE



PROJETO LATITUDE PROMOVE EVENTO SOBRE SISTEMA DE ARTE

 

 

O Projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, parceria entre a ABACT (Associação Brasileira de Arte Contemporânea) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), e o Goethe-Institut promovem no dia 04 de fevereiro, quinta-feira, às 19 horas, na sede do instituto em São Paulo o debate “Políticas Cruzadas: lugares da arte em São Paulo e Berlim”, com a participação de Benjamin Seroussi, Renatta Motta e de Hergen Wöbken. O evento é um desdobramento público do Estudo de Mercado da Alemanha, Áustria e Suíça”, realizado sob encomenda por Wöbken especialmente para a ABACT e a Apex Brasil. As inscrições para o evento estão esgotadas.

 

Para mapear o sistema da arte desses países e, a partir daí, traçar estratégias mais eficientes de inserção nesses mercados, o Projeto Latitude encomendou em 2015 o Estudo de Mercado da Alemanha, Áustria e Suíça” ao especialista alemão Hergen Wöbken, do IFSE – Institut für Strategieentwicklung (Instituto para o Desenvolvimento de Estratégias). Para compartilhar as informações levantadas e discutir estratégias, Wöbken fará, no dia 03 de fevereiro, uma apresentação exclusiva às galerias associadas à ABACT, em São Paulo.

 

“A zona germano-falante da Europa é um dos mercados-alvo do Projeto Latitude. Porém, tanto os resultados de exportação quanto a presença de artistas brasileiros nesses territórios ainda são pouco representativos, perto do potencial que representam. Estes três países possuem não só grande poder de compra, mas também instituições e eventos de altíssima respeitabilidade, além de grandes colecionadores”, declara Solange Lingnau, gerente do Projeto Latitude.

 

A realização do debate “Políticas Cruzadas: lugares da arte em São Paulo e Berlim” no Goethe-Institut é uma colaboração estratégica entre o Projeto Latitude e o Instituto Goethe, responsável pela versão em português doEstudo de Mercado da Alemanha, Áustria e Suíça”, que estará disponível gratuitamente para download no site do Projeto Latitude a partir do dia 04 de fevereiro.

 

Histórico e ações do Latitude

 

No início do Projeto Latitude, em 2007, o valor de exportação atingido pelas galerias associadas ao programa foi de cerca de US$ 6 milhões. Em 2015, o volume exportado pelas galerias participantes do projeto chegou a quase 67 milhões de dólares.

 

Somente no último convênio com a Apex Brasil, 11 galerias foram introduzidas no mercado internacional com o apoio do programa Latitude, e mais de 30 galerias foram apoiadas pelo Projeto para participações em feiras internacionais, gerando aproximadamente US$ 11,1 milhões em negócios, com vendas de mais de 500 obras para 37 países e para pelo menos 22 instituições internacionais.

 

Além de ações contínuas de gestão e de comunicação, voltadas para o fortalecimento institucional, estão previstas outras 22 ações para o biênio 2015-2016, entre as quais o apoio às galerias participantes em importantes feiras internacionais, como a Art Basel in Miami Beach (EUA) e ArtBO (Colômbia), entre outras; realização de Art Immersion Trips, por meio das quais o projeto recebe formadores de opinião, profissionais e colecionadores para vivenciar a cena cultural brasileira; capacitação das galerias para atividades específicas e para atuação no mercado internacional; e a realização de pesquisas setoriais e estudos sobre mercados específicos. O conjunto de ações tem como objetivo aumentar o resultado das exportações do mercado primário de arte contemporânea brasileira com uma visão de longo prazo.

 

Serviço:

 

Debate: “Políticas Cruzadas: lugares da arte em São Paulo e Berlim”

Data: 04/02/2016, quinta-feira, às 19 horas

Com a participação do Sr. Hergen Wöbken e dos debatedores Benjamin Seroussi (Gestor da Casa do Povo e Vila Itororó) e Renata Motta (Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo).

 

Local: Goethe-Institut São Paulo

Rua Lisboa, 974, São Paulo

Telefone: (11) 3296 7000

Inscrições esgotadas

A apresentação será feita em alemão pelo pesquisador e em português pelos debatedores. Haverá tradução simultânea para o português.

 

Mais informações para a imprensa:

 

Décio Hernandez Di Giorgi

Adelante Comunicação Cultural

http://adelantesp.tumblr.com

decio.di.giorgi@gmail.com

Telefones: (11) 3589 6212 / 9 8255 3338