PROJETO PET BRASIL LEVA 16 EMPRESAS BRASILEIRAS À INTERZOO
Em 2016, o Pavilhão Brasileiro de empresas do setor de produtos e serviços para animais de estimação na Interzoo, a maior feira do mundo para esse mercado, que acontecerá em Nuremberg (Alemanha) de 26 a 29 de maio, terá 16 fabricantes de pet food, acessórios e medicamentos veterinários. O Pavilhão Brasileiro da Interzoo 2016 é uma iniciativa do Projeto Pet Brasil, desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para incentivar as relações entre empresas nacionais e internacionais.
Serão 230 m² destinados a aproximar os compradores das indústrias brasileiras, que em 2015 exportaram US$ FOB 351,4 milhões, por conta de sua alta especialização e procedimentos rigorosos de produção. O faturamento do mercado pet mundial é, hoje, de US$ 102,2 bilhões. O Brasil é o terceiro maior, com 5,3% desse valor, atrás dos Estados Unidos (42%) e do Reino Unido (6,7%). O país tem, também, a 4º maior população de animais de estimação do globo, com 132 milhões de pets. A primeira do ranking é a China, com 289 milhões de bichos, depois vêm Estados Unidos com 226 milhões e Reino Unido, com 146 milhões. No total, são 1,56 bilhão de animais de estimação.
No Brasil, os pets são verdadeiros membros da família. A valorização dos cães, gatos, peixes, aves e pequenos mamíferos é responsável pelos vultuosos números do setor e pela alta especialização dos fabricantes do país.
A seguir, confira os lançamentos:
Alcon
Há 35 anos no mercado, a Alcon tornou-se líder no Brasil na fabricação de alimento para peixes ornamentais. Também desenvolve linhas completas para pássaros, roedores e répteis. Além de comercializar seus produtos nacionalmente, a empresa exporta há dez anos e tem presença em mais de 12 países, em três continentes: America do Sul, América Central e Ásia.
Na Feira, a Alcon fará novos contatos com distribuidores e descobrirá inovações e tendências internacionais. De acordo com o gerente de exportações da empresa, Pierre Bétard, o produto brasileiro é de boa qualidade. “Nossa meta é consolidar e desenvolver os mercados existentes, além de chegar aos novos. Estamos comprometidos em nos adaptar às exigências dos mercados externos, em termos de qualidade dos produtos (embalagens, prazo de validade) e de nossa organização (logística, prazo de entrega, procedimentos)”, afirma.
Amicus Inovações
Localizada em Santa Rita do Sapucaí (MG), região conhecida como o Vale do Silício Brasileiro, a Amicus Inovações desenvolve e fabrica, desde 2004, produtos inovadores para o mercado pet, que melhoram o convívio entre o animal de estimação e seu proprietário.
Na Interzoo, a empresa lança uma fonte de água fresca e corrente ao cão ou ao gato, especialmente desenvolvida para evitar respingos e diminuir o barulho. A purificação e retirada de mau gosto e odor são realizadas pelo filtro de carvão ativado que, em conjunto com a maior oxigenação, consequência da circulação e da queda da água, incentiva o pet a beber mais e, em decorrência, ser mais saudável.
Além disso, apresenta coleiras antilatido, cuja finalidade é ensinar o cão a não latir de forma automática, nos modelos Smart 2 Plus, a menor do mundo, e Alfa, que tem uma relação entre custo e beneficio única. Não há necessidade de adestrador. Também irá expor os repelentes eletrônicos Zen e Zen Max, capazes de repelir mosquitos, ratos e morcegos por meio de um ultrassom potente, sem o uso de produtos químicos.
Por fim, mostrará os adestradores eletrônicos Sonic Adestrador Inteligente, que impede comportamentos indesejados, e Sistema Inteligente de Adestramento (SIT), ativado por controle remoto até uma distância de 100 metros e destinado a adestradores e caçadores.
De acordo com Francisco Mecchi, diretor comercial da empresa, o principal objetivo de estar na Interzoo é aumentar as exportações. “Acredito que os produtos brasileiros têm grande qualidade e preços competitivos globalmente. Nossa meta é conseguir firmar parceria com distribuidores ou grandes redes de pet shop que possam trabalhar nossos produtos e marca”, explica.
AnimallTAG
A AnimallTAG se dedica às mais diversas soluções tecnológicas para o monitoramento e identificação de pets e ao agronegócio. A empresa está instalada em prédio próprio, com área construída de 1.906 m², em um terreno de 1750 m² e área rural de 120.000 m². Está a 17 km de São Carlos, no interior de São Paulo, cidade que recebeu o título de Capital da Tecnologia por abrigar três das melhores universidades públicas do país, além de sediar dois importantes centros de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Lá, estão construídas as instalações necessárias para ensaios à campo dos seus produtos.
Na Interzoo, a empresa lançará uma solução inovadora para o monitoramento de mascotes. Um tag que utiliza a tecnologia Beacon permitirá ao proprietário monitorar as atividades e a presença de seu melhor amigo, 24 horas por dia, mesmo distante de casa. O sistema tem como principais características o baixo custo e a grande autonomia de bateria, que chega a durar três anos.
Atualmente, a AnimallTAG vende seus produtos em todo o território brasileiro e em outros 14 países onde possui distribuidores exclusivos. A meta, para 2016, é chegar a 18 mercados. O time da empresa é altamente especializado em pesquisa, desenvolvimento e fabricação de soluções sob um sistema de qualidade certificado pelas normas ISO 9001, o que permite um excelente respaldo ante qualquer eventualidade, dúvida ou inconformidade.
De acordo com o diretor comercial da AnimallTAG, Carlos Gustavo de Camargo Ferraz Machado, o objetivo da companhia é conquistar novos mercados para os produtos de monitoramento e identificação de mascotes. “Acredito que há muitas empresas inovadoras, que fabricam produtos de qualidade no Brasil. O empresário brasileiro é muito flexível e tem grande capacidade de inovar”, explica.
Centagro
Com 29 anos de experiência, a Centagro, empresa 100% nacional, atua no segmento veterinário, com expertise no desenvolvimento, produção e comercialização de produtos divididos em três linhas: XANDOG – ectoparasiticida, CENTAGRO VET – medicamentosa e PET SMACK – dermocosmética. A rede de distribuição da companhia, formada por parceiros que acompanham fielmente o crescimento e expansão da empresa, está espalhada por todo o Brasil e no exterior.
Na Interzoo, a Centagro quer conhecer novos compradores e mostrar sua aptidão para competir no mercado internacional, de forma planejada e organizada. “Participamos da feira em 2014 e está claro para nós que o produto brasileiro é de excelente qualidade. O Brasil é capaz de competir com qualquer outro mercado. Queremos criar relações de negócio sólidas e de longo prazo”, afirma Andreia Tavares Arantes, diretora de marketing & PDI da empresa.
Ecolog
Fundada em 2007, a Ecolog está sediada em Cascavel, no estado do Paraná. A empresa contribui para a diminuição do desmatamento de florestas e, por isso, desenvolve produtos à base de resíduos de pinus provenientes de áreas de reflorestamento. Produtos estes, focados para higiene e bem-estar de pequenos animais. Sendo eles: Pine Cat Litter, Catnip e Pine Bedding & Litter.
O objetivo da Ecolog no pavilhão é buscar novos distribuidores internacionais e conhecer as tendências mundiais, para abrir mercados especialmente na América do Norte, Europa e Ásia. Na opinião do diretor Xavier Sarolli Filho, a qualidade dos produtos brasileiros é excelente. “O espaço para produtos nacionais está aberto, temos preços competitivos em relação ao mercado externo e nossa qualidade está à altura de outros países”, afirma.
Furacão Pet
Sediada em São Carlos, interior do estado de São Paulo, a Furacão Pet atua no mercado brasileiro há mais de 10 anos e é, hoje, a maior fabricante de brinquedos maciços injetados do Brasil, com mais de 300 produtos disponíveis para distribuição nacional e internacional. O portfólio da empresa tem ainda comedouros, bebedouros, guias, coleiras, brinquedos, caminhas, colares, entre outros.
Por investir em pesquisa e desenvolvimento, a Furacão Pet comercializa produtos exclusivos e está sempre em busca das tendências mundiais. Na Interzoo, a empresa busca estreitar relações com distribuidores Europeus e Asiáticos. O gerente de negócios internacionais da companhia, Luiz Paulo Almeida, acredita que o Brasil entrega produtos com uma imagem descontraída e que, ao mesmo tempo, está ligada à sustentabilidade. “A meta para os próximos três anos é ser líder de assessórios para pets na América do Sul e Central. Para os próximos cinco anos, queremos ter forte presença nos mercados americano, canadense, inglês, francês e italiano”, afirma.
Guabi
Promover a nutrição e o bem-estar dos animais, com produtos saudáveis que aliam alta tecnologia a ingredientes com qualidade assegurada. Este é o objetivo da GuabiPetcare, que em 2013 fez uma joint venture com a espanhola AffinityPetcare, pertencente ao Grupo Agrolimen. A primeira empresa nacional a produzir um alimento extrusado, BIRIBA, pioneira em lançar um produto Premium, a linha FARO, e também um alimento Super Premium conservado naturalmente, a linha GUABI NATURAL, hoje exporta para mais de 30 países, inclusive para o mercado altamente competitivo da União Européia.
A empresa tem 40 anos de mercado, aproximadamente 650 colaboradores, e é uma das maiores produtoras de alimento do Brasil, reconhecida internacionalmente pela inovação e qualidade de seus produtos. Ao longo de sua história, investiu mais de R$ 350 milhões em expansões, melhorias e construção de novas unidades industriais.
De acordo com a coordenadora de exportação, Renata Gandolphi Amado, os produtos brasileiros acompanham as evoluções e tendências do mercado internacional. “Grande parte das empresas nacionais têm ótima estrutura de fábrica, fornecedores de matéria-prima de qualidade, profissionais capacitados, parcerias com universidades voltadas a pesquisas. Tudo isso resulta em produtos de qualidade igual e muitas vezes superior ao de fabricantes internacionais”, afirma.
Hercosul Alimentos
A Hercosul Alimentos foi fundada em 2001 com o lançamento das marcas Three Dogs e Three Cats e vai à Interzoo em busca de aprimorar conhecimentos, buscar novas tendências de mercado, novos distribuidores e contatos internacionais.
No Brasil, a empresa tem marcas consagradas por sua performance, segurança e qualidade, como Adore, Primocão, Primogato, Apolo, Átila e Three Birds. Recentemente, apresentou ao mercado a marca BIOFRESH®, uma linha de alimentos Super Premium diferenciada e inovadora, com ingredientes realmente frescos e tecnologia de conservação 100% natural. O resultado dessa combinação é um alimento completo e balanceado, altamente nutritivo e realmente natural.
Matsuda
Consolidada como uma das maiores empresas no agronegócio brasileiro, o Grupo Matsuda, fundado em 1948 por Shichiro Matsuda, atua nos seguintes segmentos: produção e comercialização de sementes para pastagens, suplementos minerais, linha pet, alimento para peixes, equipamentos agrícolas, inoculantes para silagem, energia solar e saúde animal.
Suas fábricas se localizam nas cidades de: Àlvares Machado (SP), São Sebastião do Paraíso (MG), Cuiabá (MT), Vitória da Conquista (BA), Imperatriz (MA), Goianira (GO) e Pecém (CE). Possui pontos de distribuição em todo Brasil, além da presença internacional em mais de 19 países. Investir em qualidade, pesquisa e inovação são os pilares da filosofia de trabalho do grupo, que mira o desenvolvimento de novas tecnologias para satisfazer e superar as expectativas dos seus clientes.
Há 16 anos, atua no ramo de alimentos para cães e gatos com as seguintes marcas: Nhac, Thor, Vittamax, Vittamax Natural e M-Line, além de petiscos e medicamentos veterinários. Na interzoo, a empresa busca parcerias duradouras para consolidação no segmento pet.
Na opinião de Marco Antonio Nastari, diretor comercial, os alimentos brasileiros são desenvolvidos com matérias-primas de alta qualidade na nutrição animal, e este é o fator de relevância para serem bem aceitos. “Somos capazes de fazer produtos de qualidade até superior aos nossos concorrentes do exterior, visto que há muita cooperação técnica entre fornecedor/fabricante no desenvolvimento de matérias-primas especiais para fabricação”, explica.
Nicoluzzi
A Nicoluzzi foi fundada em 1996 para atender ao segmento de aquicultura. Com o sucesso, especializou-se também em nutrição animal. A Nicoluzzi Rações formula, desenvolve e fabrica alimentos de alta eficiência, bem como fornece matéria-prima para outras indústrias no Brasil e no exterior. É uma empresa sólida, reconhecida pela alta qualidade, segurança, aplicação de ata tecnologia e por ter técnicas que garantem uma produção sustentável.
A sede está estrategicamente localizada em Penha, Santa Catarina, pois é um local com fácil acesso a matérias-primas e próximo aos principais portos do Sul do país. Segundo o gerente de exportação da empresa, Alfredo Pinto, o alimento para pets fabricado no Brasil tem excelência reconhecida internacionalmente. “Ainda há muito espaço para crescermos no mercado externo”, pondera.
Nutrire
A Nutrire é uma empresa moderna e dinâmica que, desde 2001, produz alimentos de qualidade para cães e gatos que atendem aos mais diversos públicos. As opções incluem alimentos Standard, Premium e Premium Especial. A empresa investe constantemente em tecnologia e utiliza matérias-primas aprovadas pelas análises de qualificados laboratórios.
Até a entrega dos produtos nos pontos de venda, todos os processos são realizados de acordo com as novas normas de boas práticas de fabricação. É dessa forma que a Nutrire busca, dia após dia, aprimorar a qualidade de seus produtos para que os animais de estimação recebam a alimentação saborosa e nutritiva que tanto merecem.
No mercado internacional desde 2004, a Nutrire está em 15 países. Alguns dos principais mercados são Colômbia, Uruguai, Egito, Panamá, Paraguai e Arábia Saudita. No último ano, as vendas internacionais representaram 22% do volume total do faturamento da empresa e a perspectiva é aumentar este percentual em 2016.
A empresa finalizou este ano a construção de sua fábrica em Poços de Caldas (MG). Agora, inicia o processo de instalação do maquinário necessário para iniciar a produção. Com 6.6 mil m² construídos em uma área com mais de 33 mil m², essa é a primeira filial da Nutrire fora do Rio Grande do Sul. A capacidade de produção será de 16 toneladas por hora, totalizando 5.1 mil toneladas por mês. Na planta serão produzidas as linhas Monello e Birbo.
Na opinião da gestora de exportação, Giane Danielli, o conceito de produto pet brasileiro vem ganhando mais força e aceitação mundialmente, já que o Brasil está entre os maiores produtores de alimento pet. “Seguimos exigências e mantemos os padrões técnicos de produção, garantindo sempre alimentos seguros e de qualidade. Isso faz com que nosso país seja visto com outros olhos no cenário mundial”, explica.
Pet Society
A Pet Society, fundada em 20 de outubro de 2004, é uma das mais reconhecidas marcas de higiene, embelezamento e saúde animal do mercado brasileiro. A empresa tem modernas instalações, que atendem a todas as exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Os produtos são fabricados somente com matérias-primas de grau cosmético e seguindo os mais rigorosos padrões de boas práticas de fabricação e controle de qualidade físico-química e microbiológica.
A Pet Society tem a meta de aumentar suas exportações em 30% em 2016. Está presente em países como Angola, Bélgica, Canadá, Chile, Colômbia, República Checa, Peru, Portugal, Taiwan, Reino Unido, Estados Unidos e Uruguai. Em 2015 chegou aos Estados Unidos, com a inauguração da Megamazon USA. A empresa é parceira da Associação Americana de Produtos do Animal de Estimação (APPA). Na Interzoo, haverá reuniões com distribuidores europeus e encontros com possíveis parceiros.
PETBRILL
Criada em 2005, a Petbrill estará na Interzoo com todas as suas linhas de produtos, que se diferenciam por ter na formulação ativos naturais brasileiros. Entre eles, destacam-se xampus, condicionadores, colônias, snacks e eliminador de odores. Os destaques da empresa na Feira são o desembaraçante de pelos e o “banho seco” com fragrâncias, higienizador que lava sem a necessidade de água, perfeito para banhos no inverno, viagens ou apenas para manutenção entre os banhos habituais.
A empresa aposta no apelo eco-friendly dos produtos nacionais, que têm ganhado cada vez mais destaque e espaço nas prateleiras ao redor do globo. “O parque tecnológico brasileiro tem se especializado constantemente nos últimos anos, o que reflete em um produto de extrema qualidade e controle, além de contar com princípios ativos naturais e renováveis provenientes da grande diversidade natural de nosso extenso país”, diz o gerente internacional da companhia, Erik Marqui.
PROCÃO
Há 9 anos no mercado, consolidando sua marca como vice-líder, a PROCÃO tem um portfólio completo voltado à higiene animal, com shampoos, condicionadores, produtos para tipos específicos de pelos, acessórios educativos, perfumaria, educadores sanitários e desinfetantes de alta eficácia contra germes e bactérias para limpeza do lar.
Não só isso, a empresa também possui um processo inovador de desenvolvimento de produto, trabalhando com insumos diferenciados e de origem sustentável, apontando, também, a preocupação que tem com o futuro e com o meio ambiente.
E, de acordo com Lilian Marescalchi, Gestora de P&D e Marketing da companhia, diante de um histórico de sucesso, o futuro se apresenta ainda mais promissor. O objetivo é crescer de forma sólida: conquistar ainda mais espaço no mercado nacional e levar os produtos brasileiros para a Europa e Ásia. “A indústria brasileira e seus produtos têm qualidade reconhecida no mercado internacional, especialmente os fabricados por produtores qualificados e registrados nos órgãos competentes. Temos os produtos certos, podemos competir no mercado internacional com grandes marcas regionais”, opina.
Special Dog
A Special Dog, uma das maiores empresas de petfood do Brasil, completa 15 anos em 2016. A empresa tem o compromisso de oferecer tudo que os animais de estimação realmente precisam para crescerem de forma saudável, oferecendo uma nutrição ideal, o que proporciona tranquilidade aos donos.
Os constantes investimentos em tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e, principalmente, em pessoas, fizeram com que a Special Dog se tornasse uma das marcas que mais cresceu nos últimos anos. Além disso, a empresa tem sido reconhecida com uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, ocupando o 5º lugar, além de ser a 15ª no ranking da América Latina. Todo esse reconhecimento é transferido pelos colaboradores aos produtos e serviços oferecidos para os clientes.
A empresa já exporta para alguns países da América Latina e África. De acordo com Rafael Venanzoni, gerente de exportação, a participação na Interzoo tem o objetivo de apresentar a empresa para o mercado internacional e buscar novos interessados em distribuir seus produtos.
Vetnil
Idealizada pelo médico veterinário Dr. João Carlos Ribeiro, a Vetnil iniciou suas atividades em maio de 1994, em Louveira (SP). Com base em pesquisas na área de nutrição para eqüinos, a linha de produtos, até então inédita no Brasil, tornou-se líder no segmento e é recomendada pelos melhores veterinários, criadores e treinadores do Brasil. Hoje a Vetnil é referência em nutracêuticos para pets e eqüinos em todo o território brasileiro e também no exterior, exportando para 14 países.
A empresa mira na concretização de parcerias duradouras com empresas internacionais. Segundo Jonas Loutfi Pereira, foreign trade manager da Vetnil, o espaço para os produtos brasileiros apenas aumenta. “Buscamos alavancar ainda mais nossas exportações. O setor vem crescendo nos últimos anos. Assim como os desafios são grandes, o potencial também é e, por isso, a busca por novos mercados é algo incessante”, afirma.
Serviço:
Pavilhão Brasileiro na Interzoo 2016
De 26 a 29 de maio de 2016
Hall 3 – Exhibition Centre Nuremberg
Messezentrum 90471 Nürnberg – Alemanha
Sobre o Projeto Pet Brasil:
O projeto setorial Pet Brasil é uma parceria entre a Abinpet e a Apex-Brasil para auxiliar e orientar empresas que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, já exportadoras ou internacionalizadas. Paralelamente, o Pet Brasil busca divulgar no mercado internacional o potencial da indústria brasileira, que se alinha cada vez mais às demandas dos principais mercados mundo afora.
Sobre a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação
A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) representa a indústria Pet, que congrega os segmentos Pet Food (alimento e ingredientes), Pet Vet (medicamentos veterinários) e Pet Care (equipamentos, acessórios e produtos para higiene e beleza). A entidade fortalece o setor por meio de ações que contribuem para o desenvolvimento de seus associados e também para aumentar a percepção de que os benefícios da relação entre seres humanos e animais de estimação se estendem a toda a sociedade.
A Abinpet desenvolveu a ferramenta de coleta de dados mais confiável do mercado: o Painel Pet, que é mantido atualizado por dados e informações enviados pelos integrantes do setor. Em 2015, o faturamento da Indústria Pet chegou aos R$ 18 bilhões. É cada vez maior a participação desse setor na economia nacional e, por isso, é parte relevante do agronegócio: cerca de 67,3% % do faturamento de 2015 veio dos produtos para nutrição animal, cuja composição é 95% agropecuária, com ingredientes como milho, soja, arroz, trigo e carnes de aves, bovinos e peixes.
Todos os produtos da indústria de alimentos e medicamentos veterinários são fiscalizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), na Secretaria de Defesa Agropecuária (DFIP, DIPOA e Vigiagro).
A Associação é referência técnica para o setor e publica há nove anos o Manual Pet Food Brasil, adotado pelas principais fabricantes de alimento como guia de boas práticas. O Manual contém informações sobre os padrões técnicos e de qualidade de matérias-primas, parâmetros nutricionais, metodologias analíticas aplicáveis e condições ideais de produção para garantir alimentos seguros aos mercados nacional e internacional. Sua atualização ocorre a cada dois anos, considerando o desenvolvimento do setor.
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