PROJETOS SETORIAIS AMPLIAM EXPORTAÇÕES
A Apex-Brasil realiza, em parceria com entidades representativas do setor privado, 76 projetos setoriais de promoção de exportação. Conheça abaixo os resultados de três deles: carne, defesa e filmes publicitários.
Carne de primeira
Maior exportador e segundo maior produtor de carne bovina do mundo, o Brasil travou uma verdadeira luta nos últimos anos para divulgar internacionalmente a qualidade e a agregação de valor à sua carne. Considerando que há três grandes grupos no mercado – carnes ingrediente, culinária e gourmet – o Brasil quer se posicionar no último, mais sofisticado e de maior valor, se distanciando de um dos maiores concorrentes: a Índia, que só produz carne ingrediente.
Nesse processo, uma iniciativa importante é o Brazilian Beef, projeto da Agência em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), que foi criado em 2001 e vem, desde então, fortalecendo aspectos como sanidade (com o objetivo de evitar qualquer tipo de doença: apenas um caso de “vaca louca” foi capaz de gerar barreiras em mercados importantes como a China e a Arábia Saudita), sustentabilidade da produção (respeito aos animais, ética no manuseio e na produção) e rastreabilidade (capacidade de determinar a origem da carne), além da aposta na alavancagem tecnológica, capaz de ampliar a produção com maior qualidade.
Os principais mercados-alvo do projeto são Emirados Árabes, Irã, Alemanha, França, Estados Unidos (especialmente carne dianteira, para produção de hambúrguer), Cingapura, Arábia Saudita e China (os dois últimos, atualmente fechados).
As exportações do setor seguem uma curva crescente desde 2012, quando foram exportados cerca de US$ 5 bilhões para 119 mercados. Em 2014, a cifra alcançou US$ 7,2 bilhões e 132 destinos. As 42 empresas integrantes do projeto respondem por 90% das exportações do setor e fecharam US$ 6,4 bilhões em negócios internacionais em 2014.
Segundo o gestor do projeto na Apex-Brasil, Alberto Bicca, o Brasil tem potencial para estar posicionado internacionalmente no segmento gourmet. “Nossa aposta nesse sentido é o Brazilian Gourmet Beef, uma inovação decorrente de parceria com os produtores de Angus”, detalha Bicca.
Destaque na Defesa
Dono da mais importante indústria de defesa da América Latina, capaz de produzir equipamentos e desenvolver tecnologias de defesa naval, aérea, terrestre e espacial, o Brasil aposta atualmente em quatro frentes. Nas águas, o destaque é a Fragata Classe Niterói, fabricada pela Engepron; em terra, o Blindado Guarani da Iveco; no ar, o cargueiro multi-uso KC-390, da Embraer, e o drone Falcão, da Harpia.
Mas a gama de equipamentos de defesa e segurança produzidos pelo país é mais ampla: vai desde balas de borracha e tasers (aparelhos que disparam ondas elétricas) até complexos sistemas de radar, munições, satélites e sistemas de controle automatizado. Gestor do projeto na Apex-Brasil, Mauricio Manfre explica uma peculiaridade do comércio do setor: “As vendas são feitas diretamente para governos, e muitas das negociações dependem de eventos já tradicionais, que oferecem ambientes preparados para receber delegações oficiais”.
No projeto setorial de Defesa, a Apex-Brasil investe pouco mais de R$ 5 milhões, tendo obtido um impressionante retorno de US$ 3,9 bilhões nas exportações das 64 empresas apoiadas em 2014, o equivalente a 42% do total exportado pelo setor no ano. Os principais mercados-alvo do projeto, desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), são Estados Unidos e Europa (aeronaves), América Latina (consolidação, por ser um player já reconhecido), Ásia e Oriente Médio (abertura).
Filmes publicitários
Desde 2005, o FilmBrazil tem dado grande contribuição para o aumento de negócios internacionais realizados pelas produtoras brasileiras de publicidade. Entre 2011 e 2013 o volume de exportações dobrou, alcançando o patamar de US$ 24 milhões em 2013, com 40 filmes realizados.
A expectativa do projeto, desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO), é promover um salto para US$ 30 milhões em exportações em 2015.
As 51 empresas integrantes do projeto respondem por 51% de tudo que é exportado pelo país neste setor, mesmo considerando que 15% delas ainda não exportam.
Os principais mercados-alvo do projeto são Estados Unidos, Reino Unido, França, Japão e Alemanha. “São os mercados que concentram as principais agências, que detêm as maiores contas publicitárias do mundo”, explica o gestor do projeto na Apex-Brasil, Frederico Silva.
Para divulgar as oportunidades de filmar no Brasil, o projeto produziu a animação How to Shoot In Brazil (https://www.youtube.com/watch?v=SVoPBJQh6vA), no qual podem ser vistas algumas vantagens competitivas oferecidas pelo país para atrair produções internacionais de maior porte.
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