PARTICIPAÇÃO DO BRASIL EM ANUGA ATRAI AÇÕES PROMOCIONAIS
No terceiro dia da Anuga, maior feira de alimentos e bebidas do mundo, muito movimento e interesse de compradores internacionais pelos produtos brasileiros. Participam da feira 84 empresas nacionais, com apoio da Apex-Brasil, e a estimativa é que elas fechem US$ 1,4 bilhão em vendas ao final do evento. O Brasil está apresentando uma ampla gama de produtos industrializados, que atendem as mais recentes tendências de consumo, como o de produtos saudáveis, sem glúten, sem lactose e orgânicos.
Na última edição da Anuga, em 2013, participaram 73 empresas brasileiras, que fecharam US$ 1,1 bilhão em vendas. Este ano, além de encontros com potenciais compradores que visitam a feira, algumas empresas tiveram reuniões previamente agendadas pela Apex-Brasil com importantes varejistas do Oriente Médio e da África, o que deve contribuir para o aumento das vendas.
Entre as companhias brasileiras que participam de Anuga, 33 são do setor de carnes, um dos que mais tem crescido no país. O Brasil está entre os maiores produtores e exportadores de carne bovina, de frango e de porco.
Também fazem parte da delegação brasileira 43 companhias de produtos variados que estarão no Pavilhão Fine Foods (cafés especiais, mel, pão de queijo, biscoitos, chocolates, grãos, cereais, comida pronta embalada a vácuo, pimenta, castanha e amêndoas, entre outros), cinco de bebidas – Cachaça, espumantes premiados, sucos cítricos e orgânicos – e três de lácteos.
O diretor de Negócios da Apex-Brasil, André Favero, fez a abertura do pavilhão nacional e ressaltou seu otimismo com a participação brasileira. “Temos produtos que seguem os mais altos padrões de qualidade e sustentabilidade e as expectativas são as melhores possíveis”, afirmou.
Anuga deve bater seu próprio recorde de visitantes e negócios neste ano e a impressão dos participantes é que bons acordos estão sendo fechados em todas as partes.
Promoção do Brasil
Várias ações promocionais realizadas na feira têm chamado a atenção para o país: desde a distribuição de pipoca, coxinha e pão de queijo aos que passam pelos corredores do pavilhão de “fine foods” até palestra e degustação sobre a cachaça – bebida típica brasileira, realizada pelo Instituto Brasileiro de Cachaça (IBRAC).
No pavilhão da carne, o projeto Brazilian Beef – projeto da Apex-Brasil e da Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne (Abiec) – é sucesso com a já tradicional parceria com o restaurante Barbacoa, que serve churrasco de picanha de alta qualidade – do tipo Angus. Só no primeiro dia, foram 700 caipirinhas e 250 quilos de carne. Executivos das maiores empresas do mundo – brasileiras como JBS, Marfrig e Minerva – aproveitam a ocasião para estreitar laços com seus principais clientes e prospectar novos negócios.
Pela primeira vez, em uma ação de integração da cadeia produtiva, a Associação Brasileira da Carne Zebu (ABCZ) participa do pavilhão das carnes, com o objetivo de apresentar as fazendas de produção de carne e os produtos de material genético – de alto valor agregado.
No pavilhão da carne de frango e suína, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), com apoio da Apex-Brasil, trouxe pela primeira vez um chef, que preparou e serviu pratos como o frango com polenta. A tradicional “televisão de cachorro” brasileira é mais um atrativo, assando frangos inteiros durante todo o dia.
Inovações
Entre os produtos brasileiros apresentados no evento, há inovações como o leite de castanha de caju Wonder Nuts, fabricado pela A Tal da Castanha, que atende à demanda por produtos sem lactose, já que é feito apenas da castanha e de água. O produto não leva açúcar e é rico em proteína e Ômega 9. Outros cases de sucesso são o petit gateau glúten free produzido pela Josapar e o suco de laranja concentrado e congelado, vendido em embalagens plásticas de 170 gramas com a marca Fruit Z, fabricado pela paranense Agropatinha.
Parcerias
A Apex-Brasil conta com a parceria, em Anuga, das entidades setoriais Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne), Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), Abemel (Associação Brasileira dos Exportadores de Mel), ABBA (Associação Brasileira dos Importadores e Exportadores de Bebidas e Alimentos), ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), Ibrac (Instituto Brasileiro da Cachaça), Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados) e Abiarroz (Associação Brasileira da Indústria de Arroz).