SETOR DE COMPONENTES INOVA DURANTE CRISE
Em meio a um ambiente positivo e com expectativas favoráveis a partir deste segundo semestre, os principais representantes do Setor de Componentes e Materiais para Moda e seus parceiros estiveram reunidos na manhã de 26/6 em coletiva de imprensa durante a abertura do 14º Salão Inspiramais, que acontece até 28/6 no Centro de Eventos
Pró-Magno, em São Paulo. Durante o encontro o presidente da Assintecal, Milton Killing, destacou que a crise foi um oportunidade que o setor tem para inovar e trazer produtos diferenciais para o mercado interno e externo. “Crise? Estamos inovando mais que nunca!”, declarou durante o encontro, que anunciou parcerias, projetos e expectativas de mercado positivas para o ano de 2017.
Uma das primeiras novidades, sem dúvidas, é a realização do Inspiramais em um novo local, o Centro de Eventos Pró-Magno, em São Paulo. “Foi necessário expandir o espaço para receber novos projetos e visitantes”, declarou Walter Rodrigues, estilista e coordenador do Núcleo de Design da Assintecal, realizadora do evento. O Salão Inspiramais já tem registrado mais de 30% de seus visitantes ligados às áreas têxtil, de confecção, joias, moveis, artefatos – além de componentes para calçados, couros e artefatos.
Mercado externo – Outro sinal que o cenário está positivo para o segmento de couros, calçados e artefatos é a confirmação de duas edições do Inspiramais no exterior, no segundo semestre de 2016: Peru e México receberão o Salão de Design e Inovação, que estará integrado às feiras Expodetalles e Anpic. Esses resultados são o principal sintoma de um mercado externo ávido por novidades e inovação, que comprova essa necessidade em números: no primeiro quadrimestre de 2016, as empresas participantes do FC by Brasil – fruto da parceria entre a Assintecal e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) – têm demonstrado ainda maior desempenho nas exportações: no primeiro quadrimestre registraram um desempenho positivo de 44,7% na comercialização de materiais com o mercado externo, durante os quatro primeiros meses do ano. Ao todo, foram exportados $84,9 milhões, o que representa um aumento de $26,2 milhões de exportações em relação ao mesmo período do ano anterior.
“Participar de missões empresariais, feiras internacionais e a busca por inovação é, sem dúvida, um dos caminhos apropriados para se vender mais no comércio exterior, e iremos estender nossa parceria diante desses resultados positivos”, conta Mariana Gomes, gestora de projetos da Apex-Brasil. Durante o Inspiramais, o FC by Brasil trouxe também 10 compradores internacionais para participar do Projeto Comprador, com previsão de gerar US$ 500 mil em negócios imediatos, chegando a superar os R$ 2 milhões registrados na última edição, realizada em janeiro de 2015.
Mercado Interno – Para o mercado interno, a Assintecal anunciou a continuidade de parceria com o SEBRAE Nacional, responsável por desenvolver em parceria projetos como Materiotecas, projeto Criar, Rodadas de Negócios, Selo Origem Sustentável, Mix by Brasil, Referências Brasileiras, Saberes Manuais e Fórum de Inspirações. “Certificamos já 83 empresas do Setor de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos com nosso Selo de Sustabilidade, e isso demonstra o quanto nosso empresário está empenhado por inovar e buscar novas alternativas que beneficiam o mercado, sua empresa e a sociedade”, conta a Superintendente da Assintecal, Ilse Guimarães. O projeto Materioteca, por exemplo, está presente nos polos de Birigui, Campina Grande, Jaú, Nova Serrana, Novo Hamburgo, São João Batista, Franca e nos polos confeccionistas de Fortaleza/CE e Divinópolis e disponibiliza 7 mil materiais à disposição para consultas de empresas e profissionais.
Parceria IBB e Sindicato de Birigui – Durante a Coletiva de Imprensa foi momento também do IBB – Instituto By Brasil, representado por seu presidente Evandro Wolfman, e Carlos Mestrini, Presidente do Sindicato de Birigui divulgarem um acordo de cooperação entre as partes, quando o Instituto e Sindicato passarão a desenvolver projetos em parceria para beneficiamento em informação, design e inovação das empresas da região.
Estiveram também presentes na Coletiva de Imprensa Juliana Pires (Sebre Nacional); Fenando Bello (CICB); Eduardo Peres (Brasken Lab); Andé Haag (Vice-presidente de Design). A 14ª edição reúne 15 projetos voltados a toda indústria do Setor de Componentes e Materiais para Moda, que podem ser aplicados a fabricantes do segmentos de calçados, roupas, couros, artefatos, joias, moveis e demais áreas que desenvolvem seus produtos a partir de design, além de antecipar com exclusividade as inspirações que estarão nas vitrines de inverno 2017 e verão 2018.
O objetivo: preparar a indústria nacional para ser mais competitiva no comércio interno e externo, apresentando-lhes soluções sustentáveis, inovadoras e desenvolvidas com muita pesquisa capitaneada pelo estilista Walter Rodrigues (porta-voz), que também é coordenador do Núcleo de Design da Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos) – realizadora do projeto, juntamente com o Sebrae e a Apex-Brasil -, e espera receber mais de 5 mil visitantes , que irão conhecer mais de 600 materiais desenvolvidos ao longo de 2016 por mais de 100 empresas. Anexo seguem os release com mais detalhamentos.