Projetos Comprador VIP e Imagem são destaques na Couromoda



A participação da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) na 41ª edição da Couromoda, que acontece entre os dias 13 e 16 de janeiro, no Anhembi, em São Paulo/SP, será intensa no que diz respeito à promoção comercial e de imagem internacional. Na feira paulista, que apresentará as coleções de outono-inverno 2014, a entidade calçadista promove o inédito Projeto Comprador VIP, que irá trazer compradores do grupo Lamoda – lamoda.ru, gigante do e-commerce russo responsável pela logística e entrega de mais de um milhão de produtos de mais de 900 marcas, especialmente de vestuário, calçados, acessórios e cosméticos. Além do Projeto Comprador VIP, a entidade promove o Projeto Imagem, que irá trazer 15 jornalistas internacionais para conhecer – e divulgar – o calçado brasileiro além-fronteiras. Ambos os projetos fazem parte do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados, desenvolvido em parceria entre a Abicalçados e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

 

Para Letícia Sperb Masseli, coordenadora da Unidade de Promoção Comercial da Abicalçados, a oportunidade é única para as marcas participantes do Projeto Comprador VIP. "O mercado russo vem crescendo na pauta de exportações brasileiras de calçados de alto valor agregado. É com o objetivo de fomentar ainda mais este mercado que a Abicalçados, em parceria com a Apex-Brasil, traz compradores de um dos maiores grupos de e-commerce do mundo", ressalta.

 

Entre janeiro e novembro deste ano os russos compraram 1,1 milhão de pares de calçados brasileiros que, a um valor médio de mais de US$ 23 geraram receitas da ordem de US$ 24,2 milhões, 24,4% mais do que no mesmo período do ano passado.

 

Atualmente a Lamoda é líder na oferta de vestuário e calçados na Rússia. O sucesso da empresa é evidenciado por indicadores como volume de vendas e tráfego anual de clientes que já passa de 20 milhões de clientes com acessos únicos. Em setembro de 2013 a empresa recebeu um investimento de US$ 130 milhões, ultrapassando em capital o e-commerce ligado à Amazon na Rússia.

 

Projeto Imagem

Além do Projeto Comprador, o Brazilian Footwear também promove mais uma edição do Projeto Imagem com 15 jornalistas internacionais da Argentina, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália e Rússia. Os jornalistas participam de uma agenda organizada pela Abicalçados na feira e em visitas a Oscar Freire e em grandes veículos de comunicação.

 

O diretor da Cuero America, da Argentina, Mauricio Herzovich, elogia a iniciativa de trazer jornalistas estrangeiros para um evento do porte da Couromoda. "Tenho um contato direto, uma imagem real e concreta dos passos da indústria de calçados do Brasil", avalia. Segundo ele, a vista, in loco, facilita o trabalho de redação sobre uma "moda que irradia para todo o mundo".

 

O diretor de Moda em Couro da Moda Pelle, da Itália, Jose Rivera, destaca que o Projeto Imagem é vital para favorecer a conquista do mercado externo através da visibilidade na imprensa internacional. "Entre as minhas expectativas para a próxima Couromoda estão analisar como o marketing e a criatividade responderão aos novos desafios do mercado, bem como o Real menos forte acrescenta competitividade às coleções Made in Brazil ao mesmo tempo em que tem um mercado interno menos receptivo", comenta Rivera.

 

Unidade de Comunicação Abicalçados