QUALIMAR APOSTA EM EMBALAGENS PRÁTICAS E INDIVIDUAIS PARA EXPORTAR MAIS



QUALIMAR APOSTA EM EMBALAGENS PRÁTICAS E INDIVIDUAIS PARA EXPORTAR MAIS

A Qualimar – empresa pernambucana de pescados com grande atuação no mercado internacional – participou do Design Export para desenhar as embalagens de uma nova linha chamada PracticeLine, composta por peixes e camarões embalados em porções individuais de consumo.

A nova linha surgiu como resultado de pesquisas de hábitos de consumo. “As pessoas buscam praticidade e qualidade ao mesmo tempo”, ressalta Marco Arce, diretor de comércio exterior da Qualimar. Foi com essa percepção que a Herbert Perman Design desenvolveu as embalagens de 200g para o pescado que já vem tratado, sem pele e sem casca, ideal para quem mora sozinho.

De acordo com a designer Tereza Perman, as embalagens seguem a proposta do jovem adulto que se preocupa em comer de forma saudável. “Pensando no público alvo e no interesse desse público por programas de culinária, optamos por trazer no rótulo um jovem adulto se preparando para produzir o seu prato, vestido com uma camisa social, com um avental, e segurando uma frigideira. Deixamos clara a informação da porção e da praticidade para o dia a dia num splah em forma de tábua culinária”, ressalta.

Seguindo a mesma linguagem visual de outros produtos da marca, a cor preta foi mantida e um verde luminoso trouxe destaque para o nome da nova linha. Nesse projeto também foi criado um catálogo de produtos da Qualimar em formato de folder. A ideia foi apresentar todos os produtos da marca organizados por linhas, enfatizando as diferenças entre elas e apresentando alguns desses produtos em forma de pratos prontos, para dar mais ritmo e apelo à publicação.  A linha PracticeLine ganhou destaque nesse catálogo.

As embalagens novas já estão no mercado nacional e no momento passam por um estudo para serem inseridas no exterior a partir da metade de 2018. “Hoje as exportações representam 20% da nossa produção. Mesmo com o cenário instável, é hora de buscar resultados. Estamos otimistas com essa nova linha”, reflete Marco Arce, diretor de comércio exterior da Qualimar.

SOBRE O DESIGN EXPORT

Realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com o Centro Brasil Design (CBD), o Design Export é um programa que atende empresas brasileiras que querem ganhar participação no mercado internacional por meio de produtos e embalagens com design. Os empresários recebem consultorias, capacitações e apoio técnico e financeiro para identificar a melhor oportunidade de inovação e os profissionais mais adequados às suas necessidades, por meio de um cadastro de escritórios de design. Os consultores orientam os empresários em todas as etapas do processo de desenvolvimento do novo produto ou embalagem, subsidiando-os com a informação e apoio necessários à gestão do processo e contribuindo para diminuir os riscos de lançamento da inovação no mercado. O programa já soma duas edições, com 300 empresas atendidas de 30 setores diferentes.

www.designexport.org.br