REALIDADE AUMENTADA IMPULSIONA AS VENDAS DE VESTUÁRIO NO E-COMMERCE



REALIDADE AUMENTADA IMPULSIONA AS VENDAS DE VESTUÁRIO NO E-COMMERCE

O estudo Global Consumer Trends 2018, realizado anualmente pela consultoria Euromonitor International, apontou o uso da realidade virtual e aumentada como uma ferramenta para derrubar as barreiras do e-commerce. Chamada de View In My Roomers, a tendência conecta a percepção e a realidade, fazendo a fusão das imagens digitais com a realidade. O resultado possibilita que os consumidores visualizem e experimentem os produtos, dentro do próprio lar, antes de comprá-los. 

“A chegada de smartphones mais sofisticados em 2017 permitiu mais acesso a diferentes tecnologias, como Realidade Aumentada. Os consumidores que estão indecisos sobre qual tamanho ou cor comprar de produtos como roupas e acessórios acabam solicitando vários itens e retornando aqueles que que não gostam ou servem. Além de ser frustrante para o consumidor, esse hábito é também custoso para as empresas. A Realidade Aumentada aplicada no e-commerce melhora a experiência de compra e a eficiência dos negócios”, comenta Alison Angus, head da pesquisa de Lifestyle da Euromonitor International.

Em 2017, as grandes marcas de vestuário e calçados continuaram a investir na integração dos canais, impulsionando o e-commerce como uma plataforma de vendas com grande potencial. Globalmente, o e-commerce mais que dobrou sua representatividade no segmento de vestuário e calçado entre 2012 e 2017. No Brasil, esse canal já responsabiliza-se por 4% do total de vendas, movimentando R$5 bilhões em vendas pela internet. Contudo, a taxa ainda é inexpressiva comparada com outros países como China onde, por exemplo, chega a 21% do total de vendas. 

No exterior, diversas empresas já adentraram essa tendência. O aplicativo Gap’s Dressing Room da marca GAP, por exemplo, permite que o consumidor escolha as roupas disponíveis nas lojas físicas e veja o caimento das peças em imagens genéricas de pessoas comuns. A Amazon anunciou no final de 2017 um aplicativo, chamado de AR View, que utiliza realidade virtual. 

“À medida que gigantes do setor começam a investir em novas tecnologias que permitam o provador digital, mais empresas entrarão nessa tendência. Além de melhorar a experiência de compra e oferecer mais conveniência ao consumidor, as empresas se beneficiam ganhando mais insights sobre seus consumidores, como tipo de corpo, tamanho das roupas, além de seus hábitos e preferencias de compras”, finaliza Angus.  

Para saber mais sobre a tendência View In My Roomers, baixe o relatório na íntegra: bit.ly/2rlmN05

Sobre a Euromonitor International
A Euromonitor International é uma empresa global de pesquisa e consultoria sobre o mercado de bens de consumo e serviços. Com sede em Londres e mais de 40 anos de atuação, é líder no fornecimento de inteligência de negócios e análise estratégica de mercado para empresas em todo o mundo. Oferece soluções de pesquisa customizada e publica anualmente informações sobre desempenho e tendências de 30 setores em 100 países, além de agregar dados demográficos e socioeconômicos de países e consumidores.