REINVINDICAÇÃO DIGITAL: TENDÊNCIA EM 2018
Seja manifestando uma insatisfação no Twitter, compartilhando uma mensagem ou participando de uma petição digital, os consumidores estão expressando suas opiniões. “O ativismo Hashtag”, embora não seja algo novo (a hashtag do Twitter completou 10 anos em 2017), está ganhando impulso rapidamente à medida que o uso da internet cresce e mais pessoas ganham acesso às redes sociais. Essa movimentação é uma tendência chamada de “Call Out Culture” (Cultura da Reinvindicação, em tradução livre), segundo o estudo de tendências Top 10 Global Consumer Trends for 2018 da consultoria Euromonitor International.
Segundo Alison Angus, head da pesquisa de Lifestyles da Euromonitor International e autora do relatório, a tendência tem sido impulsionada pelo um alto grau de distúrbios sociais combinados a um poder sem precedentes por parte do consumidor. Ela cita como exemplo a campanha #MeToo (#EuTambém), uma demonstração recorde de solidariedade feminina. O Twitter informou que a hashtag foi compartilhada um milhão de vezes em 48 horas. No Facebook, houveram mais de 12 milhões de comentários e reações em apenas 24 horas. A hashtag espalhou-se por 85 países, com versões que incluem #QuellaVoltaChe (“Aquele tempo Que”) na Itália e #BalanceTonPorc (“Denuncie seu Porco”) na França.
“É provável que essa tendência se acelere à medida que mais pessoas ganhem acesso digital. A projeção da Euromonitor International é que 48% da população global tenha acesso à internet em 2018; uma década atrás essa taxa era de somente 21%. Segundo nosso estudo Global Consumer Trends Survey 2017, 68% das pessoas entrevistadas visitam ou atualizam suas páginas nas redes sociais pelo uma vez por semana”, comenta Angus.
Embora no passado os consumidores possam ter se sentido impotentes para se defender frente às marcas por conta própria, as mídias sociais lhes permitiram ter influência coletivamente. Em resposta, os responsáveis pelo marketing das empresas estão sendo forçados a interagir mais com os clientes no espaço público, independentemente do tamanho da queixa do consumidor. No entanto, eles precisam estar preparados para enfrentar qualquer reação adversa nas mídias sociais.
“Em 2017, os consumidores forçaram uma série de empresas a retirar propagandas de programas de TV controversos ou com conteúdo desagradável da internet. Além disso, nos EUA, a campanha #GrabYourWallet (#GuardeSuaCarteira) sugeria que os consumidores boicotassem os produtos e serviços relacionados ao presidente americano Trump; enquanto a varejista Target foi boicotada por conta de sua política em relação aos banheiros. No Reino Unido, a campanha #StopFundingHate (#PareDeApoiarÓdio) levou a Lego a retirar sua publicidade do jornal Daily Mail”, finaliza Angus.
Para ter acesso ao relatório na íntegra, faça o download:
• Em inglês: http://bit.ly/2rlmN05
• Em espanhol: http://bit.ly/2Dj6KBv
Sobre a Euromonitor International
A Euromonitor International é uma empresa global de pesquisa e consultoria sobre o mercado de bens de consumo e serviços. Com sede em Londres e mais de 40 anos de atuação, é líder no fornecimento de inteligência de negócios e análise estratégica de mercado para empresas em todo o mundo. Oferece soluções de pesquisa customizada e publica anualmente informações sobre desempenho e tendências de 30 setores em 100 países, além de agregar dados demográficos e socioeconômicos de países e consumidores.