REPÚBLICA DOMINICANA É OPORTUNIDADE PARA EMPRESAS EXPORTADORAS INICIANTES



REPÚBLICA DOMINICANA É OPORTUNIDADE PARA EMPRESAS EXPORTADORAS INICIANTES

Começa nesta segunda-feira (22/10) a Missão Empresarial à República Dominicana, organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Embaixada do Brasil no país. No total, 17 empresas brasileiras, em sua maioria oriundas do Programa de Qualificação Empresarial (PEIEX) da Apex-Brasil, buscam novos mercados para seus produtos em diversos setores.

A República Dominicana é o 11º destino das exportações brasileiras para América Latina, e 2º para América Central, atrás apenas do Panamá. As proximidades culturais e físicas, além de relativas facilidades de acesso ao mercado geram um ambiente favorável às empresas que buscam sua primeira exportação.

Durante cinco dias, as empresas brasileiras vão participar, em Santo Domingo e Santiago de Los Caballeros, de palestras sobre a cultura local de como fazer negócios, visitas a pontos de vendas de vários segmentos, e de rodadas de negócios com potenciais compradores selecionados por parceiros da Apex-Brasil no país.

Missões PEIEX
A Missão faz parte se uma série de ações com objetivo de abrir mercados para empresas brasileiras ainda não experientes em exportação. Os primeiros destinos para as iniciantes foram Argentina e Chile, que receberam empresas brasileiras no final de setembro. A Missão Peru e Colômbia ocorreu na última semana. E, no final de novembro, mais empresas devem participar da Missão Paraguai e Bolívia, completando o ciclo de quatro eventos especialmente desenhados pela Apex-Brasil para abrir oportunidades comerciais em países vizinhos.

“Nosso objetivo com essas iniciativas é dar sequência ao atendimento que é realizado em nosso Programa de Qualificação Empresarial (PEIEX). Com isso, garantimos à empresa um ciclo completo rumo ao comércio exterior: ela se capacita para atuar no comércio exterior e, em seguida, tem uma primeira experiência voltada à promoção de suas exportações”, explica Márcia Nejaim, diretora de Negócios da Apex-Brasil.