RIO 2016: OPORTUNIDADE DE CONQUISTAR PALADARES ESTRANGEIROS



RIO 2016: OPORTUNIDADE DE CONQUISTAR PALADARES ESTRANGEIROS

Do público que, durante o período de 5 a 21 de agosto, estará acompanhando as 306 provas, em 42 modalidades dos Jogos Olímpicos Rio 2016, cerca de 500 mil deverá ser de turistas estrangeiros. Um número significativo que conhecerá um pouco da cultura, da diversidade, do jeito de ser do brasileiro e que também poderá ser conquistado pelos sabores do Brasil. É esta então uma oportunidade para apresentar os doces brasileiros, que algumas indústrias estão aproveitando.

 

A Santa Helena desenvolve duas ações relacionadas aos Jogos Olímpicos Rio 2016. A primeira foi o lançamento de uma edição especial da Paçoquita Mini, que inclui cards colecionáveis com curiosidades e informações sobre jogos olímpicos, estando o produto já disponível no varejo de todo o Brasil. A outra ação, essa mais com foco no público estrangeiro, será a participação da Santa Helena na Casa Brasil – Espaço Casa Touring, por meio da parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), na qual haverá degustação de produtos brasileiros. “Lá estaremos apresentando a Paçoquita, tradicional doce a base de amendoim, em sua embalagem internacional e realizando degustações, durante todos os dias do evento”, conta Mirella Figueiredo, Export Manager da Santa Helena.

 

Sediada no Rio de Janeiro e responsável pela marca Chocolate Q, a Aquim está se preparando para receber um número maior de clientes em suas três lojas na capital dos Jogos Olímpicos (Ipanema, Village Mall, na Barra da Tijuca e Aeroporto do Galeão), ampliando sua equipe de vendedores e alterando o horário de atendimento, assim como aumentou sua produção em torno de 60% para abastecê-las. As embalagens terão uma tag com a frase “Rio 2016: eu fui”, além das imagens de referência à cidade do Rio de Janeiro que já fazem parte do seu visual. Tudo para estimular que os turistas levem os chocolates como presente para o exterior.

 

“É um momento único para o Brasil, especialmente para o Rio de Janeiro, em que teremos um fluxo de visitantes enorme, sendo grande parte deles turistas estrangeiros. Os olhos do mundo estarão voltados para cá e essa será uma excelente oportunidade para mostrar nosso produto e aumentar o volume de vendas. Além disso, as vendas corporativas também tendem a ter um crescimento considerável, uma vez que há um grande interesse em presentear clientes e pessoas de relacionamento que estarão no Brasil nesse momento”, declara Rodrigo Aquim, CEO da empresa.

 

Tradição nos jogos olímpicos, as casas dos países proporcionam um grande panorama multicultural. Na Rio 2016 das 54 casas que serão instaladas, duas serão do Brasil, cuja expectativa de público é de aproximadamentos  2 milhões de visitantes. As demais serão de 18 países (alguns tem mais de uma casa) e uma dedicada ao continente africano.

 

Sobre a ABICAB

A ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados – foi fundada em 1957 com o objetivo de responder pela política do setor junto às esferas públicas e privada, tanto no Brasil quanto no exterior. Suas diretrizes são voltadas para a valorização destas indústrias. Atualmente, a ABICAB engloba a cadeia produtiva brasileira, representando 92% do mercado de chocolates, 70% do mercado de balas e confeitos, 80% do mercado de amendoim e 100% do mercado de cacau. Dentre as principais atividades desenvolvidas em prol do fortalecimento e desenvolvimento do setor, destaca-se o Projeto Brasil Sweets and Snacks, criado em março de 1998, que tem por objetivo promover os produtos brasileiros no mercado externo, por meio de parceria com a Apex-Brasil.