ROBERTO JAGUARIBE É O NOVO PRESIDENTE DA APEX-BRASIL



Na última quinta-feira (23/6), tomou posse como presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) o Embaixador Roberto Jaguaribe Gomes de Mattos.  

 

Diplomata e Engenheiro de Sistemas graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC), Roberto Jaguaribe exerceu o cargo de Embaixador do Brasil na China e Mongólia de outubro de 2015 até o último mês e, de 2010 a 2015, foi embaixador do Brasil junto ao Reino Unido e Irlanda do Norte.

 

No Ministério das Relações Exteriores, foi Subsecretário-geral de Política II; diretor do Departamento de Promoção Comercial; chefe da Divisão de Propriedade Intelectual e Tecnologias Sensíveis; coordenador técnico do Departamento de Administração; assessor da Divisão de Imigração e coordenador do Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual para a Rodada Uruguai de negociações comerciais multilaterais.

 

No exterior, também foi Ministro-conselheiro da embaixada do Brasil em Washington. Serviu como conselheiro na Delegação Permanente do Brasil em Genebra, onde atuou como delegado no Acordo Geral da Tarifas e Comércio (GATT), na Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) e na Conferência de Desarmamento. Foi chefe do setor político na embaixada do Brasil em Montevidéu. Na Missão Permanente do Brasil nas Nações Unidas, em Nova Iorque, atuou nos Comitês de Assuntos Econômicos e Sociais, e Administrativos Orçamentários e Financeiros. Foi também delegado nos Conselhos Administrativos de diversas agências operacionais como a ONU, PNUD, UNICEF, e UNFPA, entre outras.

 

Entre os cargos de destaque que ocupou no governo brasileiro estão: presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) – 2005 a 2007, Secretário de Tecnologia Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – 2003 a 2005 – e secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento e Orçamento – 1995 a 1998.

 

Roberto Jaguaribe foi nomeado presidente pelo Ministro de Estado José Serra, atual Presidente do Conselho Deliberativo da Apex-Brasil (CDA), conforme o § 1º do art. 3º do Decreto nº 4.584/2003, alterado pelo Decreto nº 8-788/2016.

 

O Presidente da Apex-Brasil é indicado pelo Presidente da República, e nomeado e empossado pelo Presidente do Conselho Deliberativo da Apex-Brasil (CDA). A indicação foi feita no dia 20 de junho, pelo Vice-Presidente Michel Temer, no exercício do cargo de Presidente da República.

 

Nascido em 1952, no Rio de Janeiro, Roberto Jaguaribe é filho do cientista político e escritor brasileiro Hélio Jaguaribe Gomes de Mattos e de Maria Lucia Charnaux Jaguaribe Gomes de Mattos.