RODADA DE INTERNACIONAL DA AGRISHOW REGISTRA US$ 17 MI
Confirmando a vocação exportadora dos fabricantes brasileiros de máquinas, implementos agrícolas e equipamentos de irrigação, o resultado da 16ª. Rodada Internacional de Negócios, realizada nos dias 28 e 29 de abril na Agrishow, superou as expectativas: foram US$ 17,2milhões entre negócios fechados e futuros, 43% a mais do que na edição passada do evento. A Rodada Internacional de Negócios, organizada pelo Programa Brazil Machinery Solutions, foi uma ação de promoção comercial, que reuniu fabricantes brasileiros de maquinas e implementos com compradores estrangeiros do setor. O Programa é fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ).
Foram cerca de 300 reuniões entre empresários brasileiros e estrangeiros, vindos da Argélia, Bélgica, Canadá, Egito, EUA, Filipinas e Tailândia. “Estamos expandindo nossas atividades e este evento veio em boa hora. As chances de fecharmos negócios são mais de 70%. Esta oportunidade muda o que pensávamos sobre o Brasil, que seria apenas carnaval e futebol. O setor de máquinas, implementos agrícolas e equipamentos de irrigação é rico, de alta tecnologia e está bastante competitivo”, afirmou o representante do Egito, Amr Abou Freikha, da Tanta Motors. Entre os 13 compradores internacionais, empresários das Filipinas, Tailandia e Argélia ainda não haviam estado no Brasil. “Minhá área é a de cana de açúcar. Vim para esta Rodada de Negócios para conhecer o que o Brasil produz neste setor e fiquei muito impressionado com os produtos oferecidos pelas empresas brasileiras”, disse o tailandês Anurat Nasuwanno, da empresa Anglo-Thai.
Já os empresários brasileiros também comemoraram os resultados. De acordo com o representante da Baldan Máquinas e Implementos Agrícolas, Euripes Júnior, que já havia participado da Rodada de Negócios do ano passado, esta edição superou a anterior com relação às prospecções. “Este ano, nos reunimos com 12 empresas, e fechamos com perspectivas de negócios futuros para o prazo de três a seis meses. Falamos com países muito interessantes como Argélia, Tailândia e Canadá, mercados que já eram familiares para nossa empresa, mas nada tão expressivo, além do Egito, um país com o qual nunca havíamos feito contato algum”. Bruno Carneiro, da Indústrias Reunidas Colombo, por sua vez, também afirmou que esta edição superou suas expectativas “Vi grande potencial nas prospecções realizadas aqui, inclusive com duas empresas da Argélia, as quais não conhecíamos. E após a Rodada, recebemos visita desses compradores internacionais no estande da empresa, que demonstraram grande interesse em nossos equipamentos”.
O diretor executivo de Comércio Exterior da ABIMAQ e gerente do Programa BMS, Klaus Curt Müller, explica que a Rodada Internacional de Negócios oferece facilidades para o empresário brasileiro, na medida em que proporciona às empresas inscritas toda organização e infraestrutura para as reuniões de negociação previamente agendadas, para as quais já estão definidos mercados de interesse e produtos ofertados. “Descobrir um comprador internacional, organizar uma agenda de contatos e apresentar seus produtos são etapas que demandam tempo e custos para uma empresa. E esse é um dos objetivos do Programa BMS, que atua para promover as exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, e fortalecer a imagem do Brasil”, afirma Müller.
Sobre a Apex-Brasil – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil. Mais informações: www.apexbrasil.com.br
Sobre a ABIMAQ – A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1975, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias politicas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações: www.abimaq.org.br
Sobre o Programa Brazil Machinery Solutions – Fruto da parceria entre a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o Programa Brazil Machinery Solutions visa à promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico. O BMS possui atualmente cerca de 270 empresas associadas dos mais diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Mais informações, acesse: www.brazilmachinery.com
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Imprensa e Comunicação do Programa BMS: Júlia Meriqui
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