RODADA DE NEGÓCIOS NO 16º CONGRESSO INTERNACIONAL PREVÊ US$ 9,8 MILHÕES EM EXPORTAÇÃO



RODADA DE NEGÓCIOS NO 16º CONGRESSO INTERNACIONAL PREVÊ US$ 9,8 MILHÕES EM EXPORTAÇÃO

A Rodada Internacional de Negócios, que aconteceu durante o 16º Congresso Internacional das Indústrias – realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e derivados (ABICAB) – promoveu mais de 282 reuniões entre fabricantes nacionais e compradores de diversos países, US$ 1.840.000,00 de negócios pontuais em contratos de exportação e estima, ainda, US$ 8.041.000,00 para os próximos 12 meses.

Esta foi a segunda vez que os fabricantes participaram da rodada – que faz parte do Projeto Comprador desenvolvido pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) – durante o congresso das indústrias. Na primeira edição, que aconteceu no ano de 2016, em Florianópolis (SC), a estimativa foi US$ 5.000.000,00 em negócios pontuais somados ao pós-evento; desta vez o montante previsto é 60% maior, totalizando US$ 9.881.000,00.

A iniciativa, voltada à promoção dos produtos do setor e incremento das vendas no mercado externo, reuniu 28 empresas participantes dos projetos setoriais Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes (da ABIMAPI) e Brasil Sweets & Snacks (da ABICAB), ambos realizados em parceria com a Apex-Brasil. Alca Foods, Balas Santa Rita, Bela Vista, Biscobom, Casaredo, Cisbra, Cozzine, Da Magrinha, Doce Amor, Feinkost, Grani Amici, Grupo ZDA, GSA, Itamaraty, Jasmini, Livre & Leve, M. Dias Branco, Neugebauer, NHD Foods, Ninfa, Nugali, Ocrim, Ofner, Piraquê, Saborina, Santa Edwiges, Selmi e Village, que reuniram-se com 12 compradores internacionais vindos da África do Sul, Argentina, Bolívia, China, Costa Rica, Estados Unidos, México, Peru, Portugal e Tanzânia.

De acordo com Claudio Zanão, presidente executivo da ABIMAPI, a Rodada Internacional de Negócios, além de ser uma oportunidade para apresentação das principais novidades e tendências dos produtos brasileiros, também fortalece a indústria nacional, o potencial de exportação para diferentes destinos estratégicos e estreita as relações comerciais que vão além dos negócios.

“Nessa segunda edição da Rodada de Negócios no Congresso das Indústrias, conseguimos reunir a mesma quantidade de compradores do primeiro evento, no entanto superando os resultados anteriores. Isso ocorreu porque nos dedicamos por cerca de seis meses na identificação e seleção de nomes com alto grau de relevância em mercados estratégicos para as exportações dos associados da ABIMAPI e ABICAB. Além disso, contamos com o extensivo apoio de nossas empresas e, em particular, dos escritórios da Apex-Brasil e Embaixadas do Brasil espalhadas em mais de 100 países. Já estamos prospectando a 3ª edição visando países solicitados pelos empresários brasileiros, tais como Alemanha, Austrália, Canadá, Chile, Colômbia, Nigéria, Paraguai, República Dominicana e Uruguai”, pontua Zanão.

“Foi a primeira vez que a ABICAB participou deste importante evento, que agregou não só conhecimento aos participantes, mas também se consagrou como um importante meio de abertura de novos negócios para a indústria nacional. A segunda edição da Rodada de Negócios se encerra com uma estimativa de quase US$ 10 milhões em negócios, volume que superou as nossas expectativas. Este tipo de iniciativa, que só é possível graças à parceria com a APEX-Brasil, é imprescindível para a promoção dos setores que representamos no mercado externo, reforçando sua capacidade de produção e organização”, afirma Ubiracy Fonseca, presidente da ABICAB.

16º Congresso Internacional das Indústrias ABIMAPI e ABICAB
A 16º edição do Congresso Internacional das Indústrias, que aconteceu de 05 a 07 de abril, em Foz do Iguaçu (PR), reuniu mais de 360 participantes, entre associados, parceiros, expositores e patrocinadores. Foram três dias dedicados ao setor de alimentos, com debates de temas importantes como o atual cenário econômico e político do Brasil, análises de mercado, governança corporativa e ética, tendências de varejo e consumo verificadas em todo o mundo, estratégias de inovação para o varejo e gestão na era pós-digital.

Sobre a ABIMAPI
Uma das maiores associações alimentícias do País, a ABIMAPI representa mais de 90 empresas que detêm cerca de 75% do setor e geram mais de 100 mil empregos diretos. Só no Brasil, responde por um terço do consumo de farinha de trigo. Sua missão é fortalecer e consolidar as categorias de biscoito, macarrão, pão e bolo industrializados nos cenários nacional e internacional. Em parceira com a Apex-Brasil, desenvolve o projeto setorial para fomento da exportação, formado por 38 empresas brasileiras que anualmente exportam para mais de 80 países. 

Sobre a ABICAB
A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), fundada em 1957, representa os maiores fabricantes do país junto às esferas pública e privada, no Brasil e no exterior. A indústria nacional representa em valor de venda R$ 25 bilhões, gerando mais de 42 mil empregos diretos e é considerada uma das maiores do mundo neste setor, sendo amplamente reconhecida pela qualidade e segurança de seus produtos. A ABICAB existe para desenvolver, proteger e promover as indústrias associadas, com o objetivo de estimular o consumo responsável. Atualmente, a entidade engloba a cadeia produtiva brasileira, representando 92% do mercado de chocolates, 93% do mercado de balas e confeitos, 62% do mercado de amendoim.

Informações para a imprensa: 
TREE COMUNICAÇÃO 
Mariana Ortiz
mariana.ortiz@tree.inf.br
(11) 3093-3618 
Kelly Viana 
kelly.viana@tree.inf.br
(11) 3093-3614